segunda-feira, 3 de agosto de 2015

FutRIOmesa















por Claudio Pinho


FUTEBOL DE MESA, ESPORTE, DIVERSÃO OU AMBOS?

 Alguma semana atrás teve dois textos sobre o tema acima e que e foram muito bem escritos.

Um de Paulo Degani que tratava sobre evolução ou escolha de posicionamento e o afastamento de um grande jogador de futmesa.

Outro no Gothe Gol defendia que ambos podem e devem conviver sem que necessariamente tenha que se escolher uma opção.

A coluna de Degani foi a que deu maior repercussão com polêmicas entre alguns que escreveram nos comentários.

Pessoalmente acho que o Livre Arbítrio é algo imprescindível e que isso é parte importante do debate e da vida de todos.

Cabendo a cada um tomar a decisão conforme suas convicções pessoais.

Se você é um atleta que quer superar seus limites e almeja grandes conquistas tem que se dedicar, treinar e provavelmente conseguirá evoluir.

Se preferir ver o futmesa como hobby ou diversão é seu direito jogar e procurar esse espírito nas competições e nos seus amigos.

Se algo não lhe agrada ou acha que pode fazer melhor, na parte da organização, defenda suas idéias e prove que são as corretas.

Mais uma coisa é certa: ficar reclamando, se fazendo de vítima e atirando contra tudo e todos não leva a lugar nenhum, apenas ao seu próprio descrédito pessoal.

Por fim gostaria de fazer uma reflexão: vamos imaginar que o futebol de mesa seja profissionalizado, acredito que muitas coisas mudariam mexendo totalmente na atual realidade.

Por exemplo: a questão do direito de imagem e marca. Hoje jogamos usando nomes de clubes e atletas em nossos times e botões, sem nenhum pagamento  de royalty sobre isso.
Em um esquema profissional acredito que não seria possível e que tudo mudaria tanto para fabricantes como para nós jogadores e donos de times.

Pagaríamos esse preço? Abriríamos mão desta magia e do sonho pessoal?

Sinceramente não sei, mas fica o conselho do mestre do facebook.


COPA RIO LIVRE SÉRIE OURO E PRATA

No dia 18/07 aconteceu à competição que definiu os participantes dos ESTADUAIS LIVRE, era a última chance para se conseguir uma vaga.

Na sede da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA LIGHT teve a Prata com Roberto (campeão), Edno (segundo), Fernando (terceiro) e Claudio Pinho (quarto).

Claudio, Fernando, Roberto e Edno (esquerda para a direita)


Na sede da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA aconteceu à disputa do Ouro com Horácio (campeão), Sidney (segundo), Robson (terceiro) e Hercules (quarto).
Robson, Hercules, Horacio e Sidney (esquerda para a direita)


Os classificados para o ESTADUAL LIVRE são:



ESTADUAL OURO
Alenio, Horacio, Hallisson, Bruno, Pedro, Claudio Pinho, Sidney, Hercules, Alexandre, Robson, Diego e Sabóia.

ESTADUAL PRATA
 Thomaz, Vinicius, Marco Aurélio, Weber, Thiago Lepletier, Roberto, PRATA João Gabriel, Andre Machado, Fabricio, Edno, Maciel e Moyses.

STAR GAMES NO FUTMESA DO RIO DE JANEIRO


Um dos próximos projetos da FEFUMERJ será a criação do STAR GAMES, uma idéia muito bacana de Marcelo Lages e que promete motivar e integrar o futmesa carioca.

A idéia, sensacional, é no final da temporada juntar todas as modalidades no mesmo espaço e com jogos simultâneos, isso em uma única competição.

Esse ano a edição vai ser experimental, a expectativa é que se torne um grande evento do nosso calendário.

HISTORIA DO FUTMESA CARIOCA – MINISTÉRIO DO DISCO MILAGROSO

O futebol de mesa possui uma grande magia ou, como queiram chamar, uma “força estranha” que faz atletas superarem seus limites físicos, isso como se estivessem ungidos por algo sobrenatural.
É claro que essa energia geralmente aparece nas vitórias ou quando existe a possibilidade de acontecerem.
Mas o contrário também ocorre, tem um conhecido e matreiro jogador carioca que quando sente que vai tomar uma lavada sua pressão sempre cai e pede para parar de jogar.
A glicose baixa, etc., já até foi atendido por médico durante uma competição oficial, curiosamente que isso é apenas quando esta perdendo, nunca ao contrário.
Recentemente presenciei uma cena que me impressionou: um atleta que sofre com severas limitações físicas e dificuldades de saúde estava em ação.
E, apesar de atacar muito, estava perdendo o jogo e sendo eliminado, mas numa cavada o Disco sobe, atravessa a mesa de jogo, passa por baixo de outra e fica encostada na parede.
Isso já nos momentos finais da partida.
O atleta, um enfermo crônico, não pensou duas vezes: em um sensacional peixinho se jogou por baixo da mesa, pegou o Disco e voltou rápido, tudo isso em um só movimento cinematográfico digno de um ninja.
Vendo a cena até senti minha coluna doer e fiquei abismado com esse desempenho olímpico, digno de um Diego Hipólito.
Para mim só existe uma explicação: a benção do futmesa, OH Glória!
Fala sério.....
_________________________________________________________________________________

Amanhã teremos:


Um comentário: