terça-feira, 26 de maio de 2015

PE na mesa















por Normando Campos


Concluído o 3º Torneio da Temporada 2015 em Pernambuco, a Copa Guararapes, tivemos algumas surpresas, entre elas, o fato de hoje entre as 8 primeiras colocações no “Ranking” Estadual, termos 6 ocupadas por Técnicos das categorias sênior e máster, da categoria especial, apenas Ansellmo da Associação Aliancense e atual Bicampeão Pernambucano aparece em 3º e Lísis do Sport Recife que está na 8ª colocação.



Para nossa grata surpresa, a Copa Guararapes foi o Torneio com maior número de inscritos dos últimos 15 anos, com a participação de 9 Técnicos da Associação de Sub Oficiais e Sargentos da Aeronáutica (Clube das Águias), 8 do Sport Club do Recife, 6 do Santa Cruz e 5 da Associação Aliancense, totalizando 28 inscritos, já participaram do campeonato até o momento 35 Técnicos, o que chama atenção para o bom momento que atravessa o esporte no estado.

A Copa Guararapes teve em suas partidas semi finais 4 Campeões Pernambucanos (Ansellmo, Euclides, Ribeiro e Layette), com Euclides batendo Ansellmo nos pênaltis, após empatar no tempo regulamentar em 1x1, com o gol de empate de Euclides no último minuto e na outra semi final Ribeiro venceu Layette nos pênaltis, após o jogo terminar empatado em 0x0. Na final Ribeiro bateu Euclides pelo placar mínimo (1x0), desta forma Ribeiro da Aliancense, acabou o Torneio sem levar um único gol, o mesmo aconteceu com Layette do Sport, apesar de ter acabado o torneio em 4º lugar, também não sofreu nenhum gol em seus jogos durante a competição.

Estamos procurando movimentar o máximo possível o Futebol de mesa do estado, além dos torneios válidos pelo Campeonato Pernambucano, todos os Clubes e Associações estão realizando torneios internos, movimentando seus técnicos, e iniciamos neste último final de semana (23/05) uma série de confrontos amistosos entre as Associações e Clubes, com o confronto entre a Associação Aliancense e o Sport Recife, confronto este vencido pelos Leoninos pelo placar de 3x2, na ocasião tivemos a presença da criançada Aliancense que nos honrou com a entrega de Troféu e das medalhas. 

Tivemos do lado do Sport o reforço “tricolor” Marcelo Pitanga que foi gentilmente cedido pelo Santa Cruz, para compor nossa equipe, demonstrando que a rivalidade clubística, não impede de nos unirmos em prol de um benefício maior, tínhamos na ocasião 3 grandes objetivos, dar ênfase a este intercâmbio entre Clubes e Associações, auxiliar o pessoal de Aliança nessa dura e difícil jornada de trazer os garotos para próximo do nosso esporte, afastando-os um pouco dos computadores e vídeos games, não que seja algo ruim, afinal fazem parte do nosso dia a dia, mas mostrando que existem outras maneiras de se divertir, e interagir com as pessoas, e o outro objetivo era o de treinar com vistas a Copa do Brasil que se aproxima.

Aqui em Pernambuco a expectativa é grande com relação a Copa do Brasil, por ser um tipo de disputa desconhecida da grande maioria dos adeptos aqui do Estado, mas os grandes jogadores do país estarão reunidos mais uma vez e aí surgem os favoritos de sempre, na categoria Especial, é difícil fugir do lugar comum e não apontar Franklin(RN), Diógenes(BA), Fernando(ES) e Flávio(SE), entre os favoritos, mas outros podem surpreender, Hamilton, Gabriel e Ivo da Bahia, Magno e Dudu de Sergipe, os Irmãos Feliz do Espirito Santo, Daniel Maciel e Alex do Rio Grande do Sul e Aldemar e Tiago do Rio Grande do Norte, enfim meu palpite é pelos 4 citados primeiramente, mas está tudo em aberto.

Na categoria Sênior, temos da mesma forma grandes jogadores, entre eles apontaria o mestre Adailton(BA), Carlson Cosme (PE), Carlos Rebouças (RN), C. Alberto(BA), sem esquecer Rodrigo e Serginho do Espirito Santo, Paulo Machado, Aliomar, Jorge Campos e Omar da Bahia, os grandes Alexis e Zezeca de Sergipe, enfim escolher favoritos é quase impossível, apenas cito os 4 primeiros como referência.

Na Categoria máster já é um pouco diferente, temos algumas figurinhas carimbadas, que frequentam com maior constância nos últimos anos pódios Brasil afora como C. Alberto (PE), Eró (SE), Batatinha (BA), Eduardo Caldas (RN) e alguns outros que tem todas as condições de chegar também, é o caso de Layette de Pernambuco, Wharton do Rio Grande do norte, João de Sergipe e Jair da Bahia, enfim, só nos resta aguardar partidas memoráveis em todas as categorias.

O Brasil é um país privilegiado em sua natureza e o Rio Grande do norte é um destes lugares que apaixona o turista na primeira visita, terra de sol forte e praias lindas, povo amigo e acolhedor que sempre realiza grandes eventos em nosso esporte. Estamos chegando!

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário