segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PEDRINHO POLÊMICO DO SUL

















por Pedro Hallal




      Nos dias 23 e 24 de agosto de 2014, foi realizado mais um Gauchão de Futebol de Mesa, categoria liso. O campeonato foi realizado na sede da AFM Caxias, situada no ginásio do Vasco da Gama, um tradicional clube de futsal da cidade da polenta. Aliás, não pude deixar de ficar nostálgico na chegada ao local dos jogos. Exatamente 25 anos atrás, em 1989, foi nesse ginásio que conquistei o meu primeiro título estadual, na categoria pré-mirim do futsal gaúcho. 

 O campeonato foi disputado nas categorias júnior, especial e sênior. Muito se falou sobre o pequeno número de participantes, realmente menor do que em anos anteriores. O polêmico Gothe – aqui conhecido como Mick Jagger dos Pampas - já fala na síndrome de Peter Pan do liso, que para ele, tem potencial limitado de crescimento no sul. De concreto: (a) a proximidade do campeonato brasileiro de cavados em Livramento; (b) o fim do convênio com a Prefeitura Municipal de Caxias que possibilitava a realização do campeonato num hotel; (c) a união de três campeonatos no mesmo final de semana – podem nos dar pistas sobre o ocorrido no final de semana. Pensando no futuro, é urgente o investimento em mesas de lisos nas associações gaúchas. Um convênio ou patrocínio, intermediados pela FGFM, poderia possibilitar tais aquisições para um campeonato, com posterior doação para todas as entidades do Rio Grande do Sul. Agora vamos contar a todos o que aconteceu no final de semana em Caxias, a cidade onde todo mundo torce para o grêmio ou para o inter.


 Categoria dos sem carteira de motorista

 O campeonato contou com a participação de nove botonistas, sendo alguns bem jovens. Chamou atenção a ausência de alguns talentos da nova geração, como Leon Amaral, mais uma vez impedido de participar por falta de alvará de soltura na prisão domiciliar que se encontra. Nas mesas, o título ficou mais uma vez com o interminável Pica-Pau, que segue usando seus anos de júnior para criar uma estante de fazer inveja aos marmanjos. O vice campeão foi o jovem Hyago Souza, da Academia de Pelotas. Aliás, Hyago já está sendo apelido de HyagoDegani Aragão de Melo, depois de unificar os títulos de vice campeão estadual júnior de cavados e de lisos.

 Categoria só com Viagra

 Foi um campeonato inesquecível na categoria sênior. Lendas do futebol de mesa, como José Bernardo Figueira, por exemplo, brindaram o público com jogadas de unha, de ficha e de régua. Não faltaram polêmicas. Teve: (a) discussão com a arbitragem; (b) jogador que achou que tinha vantagem do empate, empatou e foi eliminado; (c) berros na cara entre companheiros de associação. O título, mais uma vez, ficou com Carlos Kuhn e seu cachorrinho de estimação, o agora famoso, BIRIBA. Aliás, Kuhn bateu a Luís Fernando na final, provando que BIRIBA é melhor do que TOTÓ. A grande decepção do campeonato ficou com o campeão brasileiro Zilber, que tinha a melhor campanha, mas não aguentou a pressão de Luís Fernando nas semifinais e sofreu a virada, acabando em terceiro. O jogo entre os companheiros da Academia foi tenso, com berros mútuos. O quarto lugar foi de Perazo, o ogro, que provou a todos que não é bom somente no churrasco.

 Categoria fosforecente

 O estadual especial confirmou algumas tendências, mas também trouxe surpresas. Róbson Bauer, Marcelo Vinhas e Daniel PizzamiglioVecelli confirmaram o status de ex-botonistas em atividade, sendo eliminados na primeira fase. Luciano Carraro manteve a tradição de não jogar aos Domingos, talvez por algum impedimento religioso. Augusto Nedel confirmou que sua chegada entre os oito em Caiobá não foi por acaso. Sílvio Silveira confirmou o resultado do exame de DNA: realmente é filho de Mário Cachaça. Falando em Mário, ele e Maciel confirmaram que estão sempre juntos, seja na mesa, seja na cama, sendo eliminados na semifinal. O troféu revelação foi de Hemerson Hamilton, que ficou entre os oito melhores, ganhando de BP e empatando com Daniel Maciel pelo caminho. A final foi novamente fosforecente. Pelo terceiro ano consecutivo, dois atletas da Riograndina, com seus abrigos de qualidade estética duvidosa, fizeram a final. De um lado, estava Alex Degani, tricampeão, favorito de Bob e que contava com a torcida de Tessinho. Do outro lado, Rodalles, bicampeão brasileiro de cavados, sempre batendo na trave nos lisos. Durante a semana, Alex Degani postou várias fotos no Facebook sobre seus treinos com Rodalles e Garima, sempre se referindo aos companheiros como seus alunos. E realmente a final foi uma aula. Rodalles fez 3x0 e poderia ter feito mais, não fosse o cai-cai quando ainda faltavam três minutos para o final do jogo. Danilo resumiu a final “Rodalles jogou sozinho”. Ao final do jogo, uma cena inusitada – enquanto Rodalles chorava, visivelmente emocionado, Gabriel Melo gritava “É Penta, É Penta” lá da Bahia, se referindo aos cinco vice campeonatos consecutivos de Degani. Aliás, a secação de Gabriel Melo contra Danilo e agora Degani é algo que exige investigação psiquiátrica urgente. A frase do X9 também merece destaque entre as cornetas ao DR. “Se Rodalles fez 3x0 jogando com o Santos, imagina se tivesse jogado com o Goiás”. Tirando as brincadeiras de lado, Rodalles mereceu o título. Degani foi o melhor no sábado, disparado, mas caiu de rendimento a partir de um ‘dois toques’ cedido contra Maciel. Rodalles jogou muito mal contra Mário em sua semifinal, mas aproveitou os erros de Cachaça e entrou com o moral lá em cima para a final. E com a mão que tem, se a auto estima estiver alta, fica difícil batê-lo.

 Enquete

 Para manter a tradição, minhas colunas no Blog do Ditador, também sempre terão uma enquete. Quem é o favorito para o vice campeonato brasileiro em Aracajú?

      (a)   Eduardo Palheta Aragão - BA
(b)   Gabriel Collor de Melo - BA
(c)   Alex Entregani Reis - RS
(d)   Magno Potira dos Lábios de Mel – SE                    
(e)  
Tiago Nem Tão Feliz Assim - ES

    
    Informações e novidades:


      Amanhã teremos a estréia da MOQUECA CAPIXABA, com Tiago Feliz.

     Na quarta estreamos o Claudio Pinho, que continua com a FutRIOmesa.
  












E na próxima semana já teremos o primeiro convidado, Cicero Santos. Que chegará com as novidades e informações do BR de Livramento.

E não para por aí. Provavelmente na quinta, entra em campo "Com a palavra o CAMPEÃO!", onde traremos um bate papo rápido com os campeões da semana.

Abraços

3 comentários:

  1. Camaradas! Fiz a minha parte e fui a Caxias engrossar o número de participantes. Alguns não vão, outros arrumam argumentos para justificar isso ou aquilo, eu dou a real e colaboro positivamente, rsrs... A propósito do Mick, ganhou na Arena, ganhou o braPEL e na Copa fez 7 a 1, barba, cabelo e bigode, rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da coluna do Polêmico BP! Inclusive ele é melhor escrevendo do que jogando....só eu que penso assim??? rs...Abs

    ResponderExcluir
  3. Não sei os outros Rodolfo, mas eu concordo contigo!

    ResponderExcluir