quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bávaro Cavador














por Ricardo Gothe


O FATOR PAULO BAUER




















Uma rápida observação sobre os dados dos últimos cinco estaduais de liso gaúcho na categoria Equipes, apontam para algumas constatações interessantes. A AFM Caxias como exemplo, é a única que esteve na chamada zona de premiação em todas estas oportunidades, de 2011 a 2015, conquistou o título em 2012 e 2014.

Exceção feita quando Franzen e HPC conquistaram premiações, duas vezes cada (Franzen quarta em 2011 e 2013), (HPC Campeã em 2011 e quarta em 2012), o quarteto premiado no Petrópole no último final de semana (Academia, Riograndina, AFM Caxias e AFUMEPA) domina completamente a modalidade. Disputam na verdade um torneio a parte dos demais onde “apenas” definem a ordem final de chegada e com quem ficará o caneco.

Entretanto há um detalhe ainda mais interessante nos dados das últimas cinco competições do Estadual de Equipes de liso. Um único jogador Tri Campeão, e ainda mais interessante, por três times diferentes.

Lembro minha estreia por aqui (esta é a terceira coluna em substituição ao Pedrinho Hallal), pois um dos registros que fiz na análise de começo da temporada do Futmesa do Rio Grande do Sul, dizia respeito as trocas de clube, entre elas a ida de Robson Bauer da AFM Caxias para a Academia de Pelotas.

Comparamos o botonista ao veterano jogador Paulo Baier (o maior artilheiro de pontos corridos do Campeonato Brasileiro) que depois de muitos clubes na carreira está hoje jogando o regional gaúcho pelo Ypiranga de Erechim. Como podemos agora perceber, nenhum exagero.

Paulo Bauer, digo Robson Baier, melhor, Robson Bauer, é o mesmo botonista que formou com Guido, Vinicius e Umberto o time do HPC Campeão Gaúcho de liso em 2011, o mesmo que em 2014 formou o time Campeão da AFM Caxias com Maciel, Carraro e Mario, o mesmo agora Campeão em 2015 com a camisa da Academia de Pelotas ao lado de Vinhas e Mateus. De quebra Paulo Bauer aparece em quarto lugar com o HPC em 2012 e no terceiro lugar com a AFM Caxias. Além de Tri Campeão, foi premiado nas cinco últimas edições do Estadual.

Simples coincidência?

Como Paulo Baier, Robson Bauer mostra-se diferenciado por onde passa, e depois da final no último Centro Sul (e é bom lembrar que havia sido Campeão deste torneio em 2012 em decisão contra o mesmo Tiago Feliz do Espírito Santo, e vice campeão igualmente em 2011), talvez tenha-se tornado a grande referência atual do liso gaúcho, mesmo que tenhamos em nossos quadros um Vinhas com títulos na Copa do Brasil, no Centro Sul, nos estaduais gaúchos Especial e de Equipes e na Taça RS, e um Alex Degani Tri na Especial gaúcha e também com título no Equipes e na Taça RS.

Percebe-se em Robson Baier mais do que uma técnica apurada, ou soluções para as circunstâncias de um jogo, percebe-se uma inteligência tática com algumas jogadas pré definidas de muita eficiência, letais. Dependendo do grau de dedicação que possa ser possível imprimir para os próximos tempos, uma boa esperança para os Gaúchos que ainda sonham com um título do Brasileiro da modalidade.

Nota: Para conhecer a história de Robson Bauer no Futmesa acesse matéria publicada na Série Gothe Cromo Gol, em 19 de março de 2011. Acesse gothecromogolplus.blogspot.com.br/2013/09/robson-bauer-publicado-em-19-de-marco.html e confira.


CENTRO SUL DE LISO & O JEJUM













Gaúchos entre os melhores na categoria Especial nesta competição tem sido quase uma obviedade, Marcelo Vinhas venceu em 2008 em Vitória e 2009 em Porto Alegre, em 2011 em Caxias do Sul foi vez de Mário Vargas, já em 2012 Robson no Rio de Janeiro foi o Campeão. De 2008 a 2015 os gaúchos compareceram 18 vezes entre os quatro melhores, nem capixabas ou cariocas chegaram perto desta marca. Mas um detalhe deve ser observado, somamos já três temporadas sem títulos para os gaúchos no Centro Sul, são afinal os botonistas do Espírito Santo que tem ficado com o filé mignon, Fernando Miranda em 2013 jogando em Vitória, portanto em casa, e em 2014 na casa da gauchada (Porto Alegre), e agora Tiago Feliz em 2015 no torneio realizado na Ilha do Governado, na Portuguesa no Rio de Janeiro. Estamos curtindo um jejum do principal caneco da competição. Aliás, acertamos nossa aposta, de que o título ficaria mesmo no Espírto Santo.


RIO, CHILIQUE A 40 GRAUS?



















Eleições para entidade maior do botonismo carioca pode gerar nova versão para a música de sucesso cantada por Fernanda Abreu, ex-Blitz. Parece que vem aí, Rio Chilique 40º graus, com muito jeitinho. E depois ainda falam dos doces do sul.


ABERTO ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE




















Mais uma vez o Futmesa fez parte do calendário oficial do aniversário de Porto Alegre que completou no último dia 26 de março, 243 Anos. O torneio realizado na sede da AFUMEPA nos cavados e lisos foi um sucesso de confraternização entre os botonistas. Paim de Passo Fundo foi o Campeão dos cavados em final com Carlos Mário de Porto Alegre. Na 3ª colocação ficou Paulo Lofrano de Gravataí e na 4ª posição o colunista a bordo de seu Bayern de Munique. Campeão dos lisos em 2013 com a Roma, 3º nos lisos em 2014 com a Lazio de Sambaquy e agora 4º nos cavados, seguimos dando trabalho aos favoritos. No liso Breno de Porto Alegre ficou com o caneco em final contra Rodrigo Borba de Caxias do Sul, Perroni de Porto Alegre foi o 3º e Moretto também da capital foi o 4º colocado.


NORDESTÃO












A lenda Diógenes foi o Campeão, mas entre tantas feras nosso palpite ficou com o 3º lugar, o que não é nada fácil. Flavinho de Sergipe mostrou-se uma boa ficha.


COLEÇÃO





















Aproveito o espaço para compartilhar uma de minhas maiores diversões além do Futebol de Mesa, uma coleção de camisas de futebol. Neste começo de ano até anunciei uma interrupção neste hobby que vem desde 1998, mas a paixão foi mais forte. No entanto a retomei em grande estilo, adicionando a 5 de Zidane no Real Madrid, peça original da temporada 2005/2006. Vai juntar-se a Michael Ballack, Giovane Elber, Miroslav Klose, Bastian Schweinsteiger, Philipp Lahm, Thomas Müller, Arjen Robben, Franck Ribéry, Mario Götze, Mario Gomez, Robert Lewandowski, Kevin Kuranyi, Loco Abreu e outros mais. Entre as que lá estão e outras presenteadas a amigos e familiares, deve conter uns 200 itens.

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:

Um comentário:

  1. Sr. Ricardo Gothe,

    Só para constar que a AFM/Caxias foi a campeã também em 2009 do Estadual por Equipes de Lisos.

    ResponderExcluir