quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Bávaro Cavador














por Ricardo Gothe


O CAMPEONATO BRASILEIRO NO RIO E A CRISE



Todos nós defendemos teses faz tempo, independente do contexto externo. Imaginar o Futebol de Mesa uma ilha, é claro, não é possível. Nossa experiência no Rio Grande do Sul quanto aos campeonatos e a logística exigida, deslocamentos, relações de família, ausências profissionais, custos com viagens, inscrições, hospedagem, alimentação, etc, nos mostra o grau de dificuldade para a participação de uma grande maioria, não importa se para cavados ou lisos, e na atual conjuntura, de forma ainda mais evidente.

É bem verdade que existem diferentes realidades, impossível compararmos o que encontramos no nosso interior principalmente com o que vi em São Paulo recentemente por ocasião do Aberto com a Copa do IPÊ, isto como exemplo. São grandezas bastante diferentes, no campo financeiro, sobretudo.

A recessão que se abate sobre o país sublinhou as dificuldades, os obstáculos, e também estas diferenças, e elas serão sentidas no Brasileiro de cavados do Rio de Janeiro e em outras competições que virão.

Quem vive como eu o cenário político e econômico diariamente por força de suas atividades, observando também o setor privado que é quem gera os tributos que impactam diretamente na gestão pública, sabe que o ano de 2016 se avizinha ainda mais duro e mais perturbador, com arrecadação em queda acompanhando as baixas na produção, menor consumo, retração de mercados e suas consequências, como forte desemprego e achatamento de remunerações entre outras.

Se quisermos sair deste cenário e focar alienadamente o ambiente botonístico, então constataremos que na última década no Rio Grande do Sul, o público “andante” (os que viajam para competições) é quase sempre o mesmo, antes nos cavados, agora em maioria migrados para os lisos. Concentra-se parte em Pelotas, parte em Caxias do Sul, rareando em Porto Alegre e drasticamente diminuído em Rio Grande. É possível neste caso fazer-se um exercício mais detalhado, nome a nome, desta forma ficaria fácil confirmar este dado objetivo.

O Futmesa gaúcho nos cavados ganhou reforço importante nos últimos dois ou três anos com São Lourenço do Sul, Livramento, Canguçu e agora Jaguarão, mas são essencialmente linhas de abastecimento interno, não conseguirão a curto e talvez nem mesmo médio prazo alimentar o grupo de competidores que representará os gaúchos fora do Estado.

O Brasileiro no Rio de Janeiro irá presenciar provavelmente a menor representação do sul numa competição desta importância. Alguns dirão que a razão disto é os gaúchos darem mais importância as suas competições locais, outros alegarão algum desinteresse, e é verdade que sempre haverá um pouco disso tudo também no resultado final.

Mas analisando os números e nomes da última década, mesmo sem um método exatamente científico, mas com frieza de ânimos, não ficará difícil de verificar e entender que as condições externas rivalizam muito mais para o pouco número de gaúchos nas competições nacionais, do que as demais razões.

Outras condições, como o local dos eventos, distância, datas, sempre concorrerão para a análise destas equações, mas tenho certeza que a essência da diminuição deste fluxo é a escassez do poder econômico das pessoas, dos jogadores. Esta realidade se reflete em maior ou menor grau em todas as regiões do Brasil onde se joga Futebol de Mesa.

Temos tendência de reação a estas dificuldades procurando novas e mágicas soluções, e é bom que possamos sempre fazer alguns ajustes para mitigar eventuais crises e prejuízos, mas também é bom compreendermos que todos os processos são produtos de ciclos, e que como tal são digeridos pelo tempo, retornando aos bons e maus momentos, assim, em círculos, por vezes extensos, por vezes nem tanto.

De fato competições “customizadas” em todos os seus itens não significam exatamente insucessos, ou projeção de qualquer desarrumação de um esporte, mas apenas mais um momento como tantos outros que vivemos ao longo de décadas, desde que Geraldo Décourt deu a todos esta missão de se apaixonar pelo Futmesa. Alguns em solo gaúcho, lá em 2003, profetizavam o fim dos cavados, mas basta um Lagoão, um Fronteirão ou um Estadual para que as profecias se tornem visivelmente frágeis.

Não é momento certamente de criarmos vilões de todo tipo, é nas dificuldades que precisamos exercitar a arte da conquista, de cativarmos, e isto passa pela nossa capacidade de refletir adequadamente sobre os desafios comuns a todos e os desafios específicos à vida de cada um.  

Os ciclos? É preciso respeitá-los, é preciso vive-los.

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Futebol de Mesa na Terra do Sol








por Felipe Holanda


3ª Etapa do Gran Prix e 2º Turno do Campeonato interno

Aconteceu sábado dia 08/08 a terceira etapa do gran prix affume, que contou com a presença de 9 botonistas.

Foram jogos disputadíssimos e com um duelo à parte da Família Holanda, os três primos Sergio, Felipe e Bruno Holanda caíram na mesma chave junto com Luis Armando, assim tiveram que se enfrentar, na outra chave tivemos os confrontos entre Marcel e Gustavo Lobo e Paulo que eliminou Claudio na pré-classificatório contra Gustavo Sá.







                                      
Os confrontos das semi – finais foram entre Felipe e Sergio, Paulo e Gustavo, em dois jogos estudados e bastante truncado as partidas foram decididas no pênaltis. Sergio avançou para a final Junto com Gustavo Lobo que foi para sua terceira final consecutiva e continua sendo o papão do Gran Prix. Em uma final super disputada deu família Holanda e Sergio se sagrou campeão da etapa.

Classificação final (4 primeiros)

Sergio (Real Madrid)
Gustavo lobo (Barcelona)
Paulo Bacelar (Bayer de Munique)
Felipe Holanda (Boca Juniors)

Estamos também com o 2 turno do campeonato interno pegando fogo. Essa semana tivemos rodada na segunda feira com dois jogos importantes. Felipe venceu Luis Armando em um jogo bastante disputando por 2x1. Com esse resultado Felipe segue com muitas chances de aparecer entre os três primeiros do campeonato. Já na outra partida Gustavo Lobo venceu Marcel conseguindo se redimir depois de um sequência de resultados negativos.

Segue a tabela e a classificação do interno. 

_________________________________________________________________________________

Amanhã teremos:


terça-feira, 11 de agosto de 2015

PE na mesa
















por Normando Campos


Retomando o Pernambucano, após três etapas, a 1ª a Copa Ivan Lima disputada na sede do Sport Recife, vencida por Carlson Cosme (Sport) na final contra Lísias Ferreira ex Aliancense, hoje atleta do Sport Recife, a 2ª a Taça Recife disputada no Clube das Águias, teve novamente como vencedor Carlson Cosme (Sport) vencendo na final André Fenômeno (Águias), com duas vitórias consecutivas, Carlson Cosme carimba seu passaporte com vistas ao Octogonal Final do Pernambucano 2015.

O 3º torneio a Copa Guararapes foi disputada novamente na Sede do Sport, desta feita a conquista coube ao Aliancense Ribeiro, que bateu na final Euclides (Águias), embora não tenha chegado a nenhuma final até o momento, o Bi Campeão Pernambucano Anselmo Ribeiro (Aliancense) tem demonstrado muita regularidade, estando entre os 8 primeiros colocados nos 3 torneios e ficando bem próximo da classificação ao Octogonal final, as demais 6 (seis) vagas ao octogonal, ainda estão em disputa com pontuações bastante próximas.

O 4º torneio, a Copa Pernambuco, será disputada na sede do Santa Cruz Futebol Clube, no próximo final de semana (dias 15 e 16), o torneio marcará o retorno de Sérgio Pereira (Sport), que andou afastado das mesas, mas vem treinando muito bem, inclusive ganhando o 1º turno do interno do Sport Recife, em contra partida teremos a ausência de um mega vencedor de Pernambucanos Layette Cardoso (Sport), aguardamos em breve seu retorno amigo, com toda força que lhe é peculiar. Lamentamos a ausência de outros adeptos que por motivos profissionais não poderão abrilhantar a competição, caso de André Fenômeno e Jorge Nogueira, ambos atletas das Águias e alguns que por compromissos diversos também não poderão estar presentes, caso do Dr Bruno e Ivan Rodolfo (Águias).



Novamente de Parabéns esta a Associação Aliancense, que tem feito um trabalho extraordinário com a garotada da cidade de Aliança, realizando neste último final de o segundo torneio exclusivamente com a garotada, o 1º foi vencido por Cariolano e este 2º sendo vencido por Felipe, a garotada tem feito bonito, com bons jogos e gols pra marmanjo nenhum botar defeito, Parabéns Ribeiro, parabéns Anselmo e a todos que fazem a Associação Aliancense, vem muito mais por aí.



_________________________________________________________________________________

Amanhã teremos:




segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Paraná Sobremesas











por João Batista Rangel


Direto de Asunción, PY

ASUNCIÓN 













A dois meses me dividindo entre Asunción e Cascavel, agora já tenho um lugar para receber os amigos aqui na capital paraguaia. Sou vizinho da Confederacion Sudamericana de Futbol, vivendo bem próximo ao aeroporto, na verdade em Luque, cidade vizinha e satélite de Asunción. Evidentemente que não poderia faltar o espaço futmesa na nova morada. Uma sala especial, com ar condicionado e excelente iluminação, já esta reservada para receber a mesa que vou trazer de Cascavel na próxima semana. O espaço vem em boa hora para podermos intensificar os treinamentos para o Brasileiro Livre, que acontecerá dias 5, 6 e 7 e setembro no Rio de Janeiro. O primeiro clássico de futmesa também já está agendado aqui em terras paraguaias, será também em setembro, com nosso presidente André Marques. Outros amigos aqui de Asunción já demonstraram curiosidade e interesse pelo futmesa. Tenho certeza que em breve teremos mais um núcleo do esporte aqui em Asunción e poderemos organizar alguma competição com a participação de técnicos paraguaios. Já pensaram, que legal?

 Sala reservada para o futmesa

DIA DOS PAIS E DE GRENAL

Ontem foi dia dos pais e de GRENAL, o que me fez lembrar do primeiro clássico que fui em um estádio. No dia em que completei 14 anos, em 1975, meu pai, que era colorado, me levou para assistir o jogo no Beira Rio. O Inter tinha seu melhor time de todos os tempos, com Falcão no auge e CIA... Foi numa fria noite de julho e, felizmente, naquele dia o Grêmio conseguiu uma façanha: Venceu o "poderoso" Inter de Falcão pelo placar de três gols a um! Zequinha, ponta direita vindo do Botafogo do Rio, marcou todos os gols do Grêmio, enquanto Falcão descontou para o Internacional.

Tenho muitas boas lembranças daquele dia e de meu querido pai.

Aproveito para saudar todos os pais que curtem o nosso blog, especialmente os que torcem pelo Grêmio, pela histórica vitória no clássico de ontem.





BRASILEIRO LIVRE

A menos de um mês da competição mais importante dos cavados a nível nacional, mais uma vez fico decepcionado com o número de participantes. Muito se discute sobre o tema e minha opinião continua sendo a mesma: Precisamos de mais organização por parte dos clubes e de algumas federações.

Do Paraná apenas três técnicos confirmados: Evandro na categoria Especial, Rangel e Clair na categoria Sênior. Caso ocorra a cogitada modificação do regulamento que reduz o número de técnicos no Brasileiro de Seleções, de quatro para três, estaremos presentes também nesta modalidade.

AFUMECA

Em Cascavel seguimos com a nossa Taça Libertadores, nas modalidades LIVRE e LISO.

Nos cavados Deco segue com o melhor aproveitamento e dificilmente será alcançado. Vagner, Rangel, Durval, Ademir, Lucas, Paulinho e Antônio fazem a briga pela segunda colocação. Nos lisos, Deco também lidera, mas a competição está mais equilibrada.

Tabela de classificação do LIVRE da AFUMECA:

TÉCNICO
PG
J
V
D
E
GP
GC
SG
PAULINHO
21
15
6
6
3
13
12
1
VAGNER
28
17
7
3
7
19
10
9
LUCAS
16
14
3
4
7
11
11
0
RANGEL
20
13
6
5
2
19
16
3
ADEMIR
17
14
3
3
8
13
13
0
ANTÔNIO
14
16
4
10
2
15
31
-16
PELÉ
13
13
3
6
4
16
24
-8
DURVAL
16
12
4
4
4
11
8
3
JULIO
1
4
0
3
1
2
8
-6
DECO
26
11
8
0
2
19
2
17

Tabela de classificação do LISO da AFUMECA:

TÉCNICO
PG
J
V
D
E
GP
GC
SG
PAULINHO
11
7
3
2
2
5
5
0
VAGNER
11
8
3
3
2
4
5
-1
RANGEL
13
7
4
2
1
6
5
1
DURVAL
9
4
3
1
0
2
4
-2
ADEMIR
0
10
0
10
0
0
0
0
DECO
18
8
5
0
3
6
1
5

Salve o futmesa!

 PAZ e BEM!

_________________________________________________________________

Amanhã teremos: