quarta-feira, 5 de agosto de 2015

SC na mesa







por Paulo Degani


LISO, CAVADO ou OS DOIS???



Essa dúvida me surgiu quando recebi o resultado do CAMPEONATO ESTADUAL CAVADO DO RS, Robson Bauer Campeão. Dá para jogar as duas modalidades em alto nível? Desde que voltei a jogar, após estar parado 18 anos, só escuto que jogar LISO e CAVADO, um atrapalha o crescimento técnico do outro, mas mesmo no meu nível, ou esse é um discurso para os TOP? Mas o Róbson Bauer não é um TOP? E joga, treina e ganha no LISO e ganha o estadual mais competitivo do CAVADO. Muitas dúvidas que não achei respostas.

Para me ajudar a criar um conceito, fui procurar em jogadores e amigos campeões nas duas modalidades, e juntamente com vocês, discutir…

Boa reflexão a todos, e lembrando que cada modalidade e regra tem seu valor e seus apaixonados, pois sempre a melhor regra é a que jogamos.

É POSSÍVEL JOGAR LISO E CAVADO, OU TEMOS QUE ESCOLHER UMA MODALIDADE?
_______________________________ 
GABRIEL MELO
“ Os dois. Começo falando do jogo.
Acredito que o esporte é para todos, seja ele rápido ou lento. Cada atleta ou praticante, faz aquilo que acha melhor, o que lhe interessa mais. Por isso acredito que os dois vivam juntos.
Até já disse isso, acho que poderiam tomar rumos diferentes, com regras diferentes!

Quanto a jogar em alto nível nas duas, acho super tranquilo.  Temos vários exemplos com Alex, Bauer, Vinhas, Alenio, Careca, Chambas…”

______________________________

CRISTIAN BAPTISTA
“ Acho que dá pra jogar os dois em alto nível sim desde que se tenha tempo e adversário para manter o nível de competição elevado.”

______________________________

ROBSON BAUER
“ Acredito que é muito difícil jogar as duas em alto nível. Mas algumas situações são favorecidas, exemplo: Me dedico aos lisos desde que retornei em 2010, mas neste tempo aventuro algumas competições de livre pelo fato de reunir amigos e gostar de jogar Futmesa. Esta "volta ao livre" sem treino é de maneira facilitada pq o cavado faz parte da minha história, sempre joguei e tive êxitos. A partir do momento que embala, segue o fluxo normal do subconsciente vamos falar assim. O inverso não seria tão natural, pois não vivi o liso, não está entremeado na minha formação de botonista. O fato de ter conquistado o brasileiro de clubes em 2014 e o estadual em 2015, acredito que seja pelo "sem compromisso" de não estar treinando, assim não me cobro desempenho, colocação. Mas concluindo, acredito que é praticamente impossível manter o nível de excelência praticando simultaneamente as duas modalidades.”

______________________________

ALEX DEGANI
“ Em alto nível é impossível jogar liso e cavado. Eu já fui campeão no mesmo ano em modalidades diferentes, e mesmo assim tenho certeza disto. Alguns resultados são "falso-positivos". Priorizando o liso, em 2012 ganhei Estadual e Taça RS de Liso e o Brasileiro de Cavado. Por méritos meus? Por estar jogando em alto nível ambos? Não! Mais pelo fato dos campeonatos de cavado hoje contarem com um nível técnico pífio.”

______________________________

ALÊNIO CHEBLE
“ Em minha opinião, jogar Futebol de mesa em alto nível é disputar as competições de nível estadual com possibilidades de título  e nacionais com possibilidades de chegar pelo menos entre os 16 primeiros colocados ( oitavas de final ).”

Para tal, acho que é possível jogar as duas modalidades de forma competitiva, porém para se alcançar a excelência ou alto nível em uma delas, é fundamental um tempo de preparação e dedicação exclusivo aquela modalidade que se tem um objetivo traçado em uma temporada.

Apesar de ser o mesmo esporte, as duas modalidades são completamente diferentes no estilo de jogo e principalmente no raciocínio e execução das jogadas.

No meu caso, por minha origem ser o cavado, é mais fácil sair da modalidade liso para o cavado, onde consigo em um menor espaço de tempo me adaptar as minúcias da modalidade. Porém, acredito que a opinião seja diferente de quem sempre jogou liso e tenta jogar o cavado, pois é questão de origem mesmo.

O principal para mim é que se pratique o futebol de mesa, cavado ou liso. Precisamos de mais divulgação, mais atletas, mais interesse... Precisamos colocar nosso esporte na mídia...

______________________________

MÁRIO SAUL JR
“ É um assunto interessante

Na minha opinião, jogar as duas modalidades em alto nível é no mínimo arriscado, diria quase impossível.

Acredito que pra atingir bons resultados tem que ter foco apenas em uma.”

______________________________

FLÁVIO LISA
“ Antes de abordarmos tal tema é forçoso nos desvencilharmos de qualquer pensamento maniqueísta de que um é de todo bom em detrimento do outro que é todo ruim. É preciso também respeitar as opiniões e gostos. É preciso desarmar as mentes e espíritos e, por que não, filosofar. Enfim, partamos do princípio de que somos parte de um todo que é o esporte Futebol de Mesa, ainda nanico por incrível que pareça, no país do futebol.

Precisamos também voltar ao passado na era do livre, em que era tudo junto e misturado.

Vivíamos num dilema entre a beleza do deslizamento x a eficiência e competitividade do cavado. Chegamos a um tempo – graças à enorme capacidade de adaptação inerente aos humanos – de improvisar um misto de defesa cavada e ataque liso, haja vista que não podíamos viver só de beleza. Claro, haverá aqueles que exaltarão a beleza do cavado, sim claro, e por que não? Cada um pinta o quadro à sua ótica.

Ocorre que a decisão sábia foi tomada em separar as duas modalidades que, a partir daí, ambas trilharam caminhos bem diferentes e hoje, ao mesmo tempo em que se revelam gêmeas univitelinas pela imagem estática do tablado arrumado, transcendem para a figura de primos muito distantes (não sei em que graduação), quando os impulsos “palhetais” são deflagrados.

Sou amante do liso e muito bem resolvido, a chamada modalidade “curling”, todavia não deixo de reconhecer a qualidade tática implantada num jogo de cavado. De certo disputarei ainda uma competição de cavado, ainda que seja para relembrar os velhos tempos.

Só acho que pra render em alto nível, o atleta precisa se dedicar a uma das modalidades, vez que as circunstâncias de jogo são deveras diferenciadas. Um escravo não serve bem a dois senhores.

Não devemos alimentar as críticas a essa ou aquela modalidade e sim, nos dedicarmos e deliciarmos com a que, por hora, jogamos.”

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:

Um comentário:

  1. Cristiano Gularte
    Acredito ser muito difícil manter um nível de ponta em ambas as modalidades. A técnica aplicada no jogo de lisos é muito diferente da aplicada no jogo de cavados. É certo que temos técnicos que se adaptam bem nas duas regras. Mas falando de pódio, de chegar ao topo de uma competição, dificilmente, em um campeonato de nível nacional, um técnico que pratica ambas as modalidades teria o mesmo desempenho, em duas competições tão distintas. O fato é que temos muitos técnicos especialistas nas duas modalidades. Gente que pratica uma modalidade exclusiva. Assim. para ter êxito, no enfrentamento com estes, é necessária total dedicação a uma das modalidades.

    ResponderExcluir