quinta-feira, 5 de março de 2015

Bávaro Cavador














por Ricardo Gothe


A PERDA da pena eletrônica do Pedrinho me trouxe de volta a rabiscos sobre Futmesa, agora no blog que o bom baiano e craque Gabriel gerencia trazendo espaços de todo o Brasil. Um pouco da semente plantada pelo finado Gothe Gol que trazia gaúchos, catarinenses, cariocas, paulistas, capixabas e os baianos, através dele mesmo, o Gabriel, e agora num formato ampliado para novas fronteiras, muito legal. Foi o amigo Claudio Pinho da Light do Rio que provocou esta “volta” ao assunto, provocação aceita. Fico no aguardo que nova pena eletrônica gaúcha venha a tomar o espaço em pouco tempo, vou colaborando até que ela apareça.




















FALANDO em Pedrinho e de Rio de Janeiro, ele deve estar ansioso nos preparos para mais uma viagem a cidade maravilhosa. Mas quem imagina que se trata do torneio que vai rolar na Ilha do Governador na sede da Portuguesa, o Centro Sul Brasileiro de liso, se engana. É turismo puro, certamente na companhia dos igualmente Xavantes, Osmar, Vinhas, Aldyr e Badia, entre outros. O Brasil de Pelotas bate uma bola com o Flamengo do Luxa, Pará e Claudio Pinho pela Copa do Brasil no próximo dia 18 de março. De fora talvez só Robson Bauer que conta com 100% de aproveitamento em jogos do Brasil ultimamente. Foi presença contra o Zequinha na perda da invencibilidade e liderança no estadual e também no “histórico” jogo diante do Fla que desfilou no Bento Freitas com direito a tirar o pé. A turma contou a ele por precaução, que não há mais passagens disponíveis.

















CENTRO SUL?  Abertura do calendário oficial da CBFM na prática. Com o começo de temporada, ninguém precisa se surpreender se um “mediano” botonista aparecer bem, ou se craques ficarem pelo caminho. Poucos devem estar com o ritmo de jogo ideal. Ainda apostaria minhas fichas na galera do Espírito Santo, como diz o nome da nossa coluna, sem a preocupação com sotaque.





















NO VERÃO por aqui é tempo de férias, para o botonismo igualmente. Nesse meio tempo aconteceram algumas mudanças de endereço. Entre estas, enquanto Kleber Gladiador segue treinando em separado, Rodalles foi fichado pela APFM, ou como o Aldyr odeia, na Pelotense.  Outro que agora está na terra dos melhores doces do país enquanto o maior artilheiro dos pontos corridos do Brasileirão foi jogar em Erechim, é Robson Bauer, que parece disputar com Paulo Baier quem veste mais camisas. A verdade é que muitos o esperavam na APFM de Cepel & Aldyr, mas terminou parando na Academia. Há quem diga que o último pleito presidencial no Brasil definiu seu destino. Já outro lisista, Breno Kreuzner, voltou a casa que ajudou a fundar em 1979, a AFUMEPA em Porto Alegre. Rígida na questão de seus rankings, é provável neste reinício que Breno pouco apareça em competições nacionais, ou mesmo estaduais. Breno encontrará poucas semelhanças entre a AFUMEPA que ajudou a fundar e a atual, beneficiada por um grande UP sob a presidência de Dani Junqueira. A rigidez dos rankings e a camisa vencedora e de tradição, certamente permanecem.




















MAS se a questão é quem são os favoritos entre os gaúchos pra abocanhar o Centro Sul no Rio, então o cenário sofre poucas modificações. Vinhas da Academia de Pelotas mesmo que aparentemente menos afiado que em outras oportunidades por falta de tempo para jogar, Rodalles pela APFM se encarar os jogos na Lusa carioca, Maciel e Mario Vargas entre os caxienses, Dr.Degani da Riograndina se por lá estiver, quem sabe Felipe pela AFUMEPA e por que não, Paulo Baier, da mesma Academia de Vinhas.

















PRA fechar, bom que a turma fique de olho nas competições que começam a acontecer no Rio Grande do Sul. Na mesma data do Centro Sul rola o Aberto Aniversário de Porto Alegre na AFUMEPA (realização da Prefeitura fazendo parte do calendário oficial das festividades) e que comemora em cavados e lisos os 243 Anos da capital dos gaúchos, no Petrópole nos dias 28 e 29 deste março em Porto Alegre teremos o Estadual de Equipes de liso, em abril (18 e 19) o Estadual de Equipes dos cavados (Livre), em Pelotas. Já em maio no cenário nacional (1º a 03), em Floripa, a IIª Copa do Brasil na Livre, enquanto o tradicional Lagoão surge prometido para os dias 16 e 17 em São Lourenço do Sul, sob a batuta de Luis Felipe Lobato, Ênero, Ildo & Cia.

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:


4 comentários:

  1. Gostei do retorno do Bávaro Cavador. Conseguiu bulir com vários botonistas gaúchos e em especial com o grande Robson Bauer, que se igualar ao Paulo Baier vai ganhar troféus no estado e no país, por muitos anos. O Gothe tem a capacidade de salgar o churrasco e deixar ao gosto de todos os brasileiros, pois mistura bom humor, malicia, maldade, bondade, verdades e um pouco de incentivo à discussão. Parabéns Gabriel pela valiosa aquisição.

    ResponderExcluir
  2. Bela aquisição do Blog...

    BP Hallal pouco acrescentava...

    Tchê, vou cavar!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Um prazer poder colaborar com o blog, assim como muitos fizeram durante 11 anos com o Gothe Gol. Vamos ver se qualquer hora destas surge um novo escriba para o espaço dos gaúchos. Peço desculpas pela foto do Estádio Luso Brasileiro da Portugesa carioca, pelo visto perdeu a nitidez por ocasião da montagem feita. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir