quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pedrinho Polêmico do Sul

















por Pedrinho Hallal


Taça RS de cavados

O principal movimento recente no Rio Grande do Sul foi a realização da Taça RS de cavados. O grande botonista André da AFUMEPA, que já estava merecendo voltar ao lugar mais alto do pódio, sagrou-se campeão com justiça. Na final, Ochoinha teve chances de reverter a vantagem, mas faltou a bola entrar. A coluna de hoje, no entanto, aborda um tema um pouco mais polêmico: a Taça RS deveria ser mantida?

Pode parecer oportunista discutir a Taça RS logo após sua realização com apenas oito associações. Mas na verdade, o modelo Taça RS vem se desgastando há alguns anos. A necessidade de conseguir técnicos que façam a viagem (às vezes, longa) apenas para arbitrar é complicada. Não é toda associação que tem o Zilber, que prefere arbitrar do que jogar.

Aliás, sobre o Zilber tenho um ‘causo’ divertido para relatar aqui. Certo ano, Vinhas estava garantido na Taça RS, sendo que a segunda vaga estava entre Pedrinho e Zilber. A única chance de Pedrinho tirar a vaga de Zilber era: (a) Pedrinho ganhar de Luís Fernando; (b) Zilber perder de Luís Fernando; (c) Pedrinho passar por Zilber no jogo extra.

Primeiro jogo: Pedrinho x Luís Fernando. Bola pra lá, bola pra cá e Pedrinho faz 1x0. Segundo jogo: Zilber x Luís Fernando. Faltando 10 minutos, Zilber comete uma falta. Luís Fernando não perdoa.
Jogo extra: Pedrinho x Zilber – durante toda a semana, fiquei dizendo que empataria o jogo por 0x0 e ganharia do Chefe nos pênaltis. Chegando o dia do jogo, minha equipe defendeu-se bravamente, levando a decisão para os pênaltis. Resultado: Zilber errou todos. Pedrinho na Taça RS.

Na semana seguinte, veio o golpe final. Pedrinho e Marcelo marcaram de treinar na Academia às 18:30h. Pedrinho então liga para Zilber: “Chefe, eu e o Marcelo vamos treinar hoje às 18:30h para a Taça RS. Queres ir lá, para treinar arbitragem?” Vocês podem imaginar o teor da resposta...

Vejo duas sugestões, muito parecidas, como viáveis para solucionar o problema. A primeira seria manter a Taça RS, mas mudar sua fórmula, nos moldes da Copa do Brasil, criada pelo Mago Weber. A segunda sugestão seria sepultar a Taça RS e criar a Copa Gaúcha, também nos moldes da Copa do Brasil. Claro que isso é apenas uma ideia, que deve ser discutida amplamente. Como disse Sérgio Oliveira em assembleia recente, mudanças só devem ser feitas com amplo estudo sobre seu impacto.


2 comentários:

  1. Parabens pela conluna amigo.
    Achei a coluna muito leve para seus padrões srsrsrsrsrsrssrsr.

    ResponderExcluir
  2. Que horror. Ja foste melhor Dr. Pedro.
    Não sei pq implicar o Chefe.

    ResponderExcluir