quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SC na mesa







por Paulo Degani


Agora que estamos com dias fixos para a nossa coluna, QUARTAS-FEIRAS, a cada 15 dias. Em pouco tempo estaremos semanal, pois o pessoal está ajudando, dando sugestões sobre assuntos a serem abordados, que com certeza irão gerar bons debates para o futuro do futebol de mesa.

Em nossa coluna dessa semana iremos abordar a campanha dos nossos dois melhores botonistas no brasileiro 2014, modalidade livre, lendário Paulo Schemes e o bi-terceiro Ítalo. As demais esperanças de bons resultados para SC não conseguiram alcançar seus objetivos no torneio, ficando pelo meio do caminho.

A análise descrita abaixo, foi realizada pelo próprio participante:

##################################################################

PAULO ROBERTO SCHEMES - VICE-CAMPEÃO - CATEGORIA SÊNIOR

Após mais de três anos afastado por completo das atividades do Futebol de Mesa devido a projetos pessoais, com minha mudança para São José tive a grata satisfação de encontrar o Grupo do Camag onde re-vi antigos amigos e os novos, um grupo acima da média. este me motivou a voltar a praticar o Futebol de Mesa, e por consequência participar do Campeonato Brasileiro.

Foi emocionante estar novamente neste ambiente, o re-encontro o abraço dos amigos foi por demais satisfatório e confortante. Nos jogos, na primeira fase em grupo de 4:
Schemes 0 X 0 Nero (RJ),
Schemes 2 X 0 Ochoa (RS)
Schemes 3 X 1 João Carlos (RS)

Nos classificamos bem a segunda fase, nesta, chave de três:
Schemes 0 X 0 J. Claudio (RS)
Schemes 1 X 0 Dani Junqueira (RS)
Esses resultados nos deram o conforto de dormir classificado e estando entre os 8 melhores.

Mas no domingo pela manhã teríamos a parada dura de enfrentar Ronir “A “LENDA” (RS) onde ele tinha a vantagem do empate por ter melhor campanha. Jogo duríssimo, adversário e amigo muito qualificado e técnico. Mas faltando 43 segundos para o final do jogo, onde eu já me via eliminado, um chute a bater da intermediária pelo lado esquerdo de ataque, com rara felicidade, acerto o canto direito e busco a classificação ao apagar das luzes.

Na semi-final contra Humberto (RS) novamente tinha de reverter vantagem e após um primeiro tempo de 0x0, no segundo tempo em lance a bater novamente busco um gol de habilidade e técnica dentro da grande área, e minutos após em erro da defesa amplio para 2x0 com gol de cavador.

Estávamos na final, sentimento de dever cumprido, mas cabia agora buscar o título contra o eficiente Roberto Duquia (RS), jogo em que não havia vantagem. Partimos decididos em busca do gol, o adversário com muita competência se defendeu e administrou o resultado. Ficamos no 0x0 e fomos decidir o Brasileiro nos pênaltIs à distância onde fui derrotado por 0x2.

Conquistamos o Vice Campeonato Brasileiro com uma campanha quase perfeita, 8 jogos, 3 empates, 5 vitórias 9 gols pró e 1 gol contra apenas.
 Paulo Roberto Schemes (camisa de SC)


ÍTALO PETRECHELI BIGLIARDI - VICE-CAMPEÃO - CATEGORIA SÊNIOR

A VIAGEM

O Brasileiro de Livramento foi sensacional, desde a viagem, com diversas escalas, saindo de Brusque, passando por Itapema pra pegar carona com o Maurício Kazapi (Danoninho), passando por Floripa e pegar o Bal e o Paulo Shemes. Parando por 2 horas na casa do grande amigo Guido, antes de chegar no aeroporto de Porto Alegre. E finalmente embarcando no EXPRESSO DA FRONTEIRA para enfim enfrentar a madrugada e chegar em Livramento.

O CAMPEONATO

Comecei a trajetória em um grupo enjoado onde fiquei em 3°, classificando como "biônico", com os seguintes resultados:
Ítalo 0 X 1 ‪Flavinho Rodrigues
Ítalo 0 X 0 Enílton
Ítalo 1 X 0 Márcio

Na 2° fase vitória contra um Sr. De Livramento que não me recordo o nome no momento por 1x0 e derrota para o Caju da Franzen por 2x0, classificando em 2° do grupo.

Cheguei aos mata-matas com a pior campanha dos 32 botonistas classificados.

No sorteio um clássico pelotense contra o amigo Moraes da APFM no qual reverti a vantagem e venci por 1x0, num jogo emocionante até o último minuto.

Nas oitavas o sorteio me coloca diante do multi campeão Rodalles do COP, consegui reverter a vantagem do empate e novamente venci por 1x0.

Nas quartas mais um botonista da minha querida APFM, Jeferson, que também tinha a vantagem do empate, e novamente consegui reverter, vencendo por 2x0, confesso que contei com a sorte nesse jogo.

Aí o que parecia impossível, por não estar treinando, aconteceu novamente, mais uma vez entre os 4 finalistas do Brasileiro, cheguei nas fotos, troféu garantido, emoção a flor da pele, segurando as lágrimas, olho para o telão e vejo que novamente o adversário tem a vantagem do empate, dessa vez Diogo da Franzen, jogo parelho, 1 chance pra cada lado, mas a rede não balançou, o sonho de jogar uma final de Brasileiro fica pelo caminho pelo segundo ano consecutivo.

Triste? Cabeça baixa? Claro que não, eram 72 e eu fiquei em 3°, todas as feras que jogam cavado na atualidade estavam lá.

Sensação de dever mais do que cumprido!

Só tenho a agradecer a minha esposa ‪Quezia Bigliardi e aos meus amigos de SC, principalmente ao Careca que só faltou me arrastar pra Livramento.

Obrigado à todos pelos momentos que compartilhamos nessa aventura!


Ítalo (camisa de SC)

##################################################################

MODALIDADE LISO EM FLORIANÓPOLIS

Agora é para valer, a modalidade LISO entrou de vez dentro do CAMAG, está acontecendo durante os meses de set/out/nov a COPA FLORIANÓPOLIS FUTMESA,

 campeonato interno, contando com 20 inscritos, temos que confessar que esse número de inscrições nos surpreendeu, acarretando a aquisição de 2 novas mesas. Aos poucos o pessoal vai mudando a maneira de pensar o jogo, alguns começaram o campeonato com times emprestados, e já se motivaram e compraram seus próprios times, temos a certeza que aos poucos vamos aumentando o conhecimento da modalidade, vamos aprendendo, e quem sabe não traremos as feras para Floripa, como acontece com o cavado.





Abraços a todos, até a próxima

Paulo Degani


Um comentário:

  1. LH.ROZA....
    DESCULPEM O ATRASO,,,COISA DE APOSENTADO...
    O QUE MAIS COMENTAR??? SOBRE ESSES DOIS GRANDES BOTONISTAS, NÃO SÓ EM TORNO DAS MESAS, MAS PRINCIPALMENTE PELAS SUAS SIMPLICIDADE COM QUE TRATAM SEUS ADVERSÁRIOS. PARA MIM É UMA GRANDE ALEGRIA FAZER PARTE DE SEUS SELETO GRUPO DE AMIGOS.

    ResponderExcluir