quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Moqueca Capixaba






por Tiago Feliz


Futmesa – Cada lance, uma história!
(Autor: Sérgio Koscky – Membro da ABC – Associação de Botonistas Capixabas – 02/dez/2014)

No Futebol de Mesa tudo começa com a história de cada um: a infância torna-se um hobby; a participação trás o convívio com amigos; a história vai se formando...!

Todas as pessoas que praticam o Futmesa transpiram essa sua própria história e a complementa a cada participação e envolvimento. Em Aracajú/ES, local do 49º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, esse envolvimento e convívio fortaleceu cada história pessoal e mostrou que esse esporte está no caminho de trilhar uma organização mais estruturada e que acena para o futuro.

Pessoas, fora do Futmesa, quando tem conhecimento que tantos em nosso país se dedicam e são apaixonados por este esporte, são surpreendidas. Uma surpresa boa para nós...!

Como qualquer esporte, o Futmesa tem as suas artimanhas, as suas alegrias e tristezas e entranhas. É preciso ser forte, técnico e poético para jogar o jogo. Um lance, apenas, um lance, pode dar ao seu autor uma história. Que será contada e recontada, nas rodas com amigos ou durante os campeonatos anuais. As narrativas acumulam detalhes, e, o que era presente torna-se futuro: está escrita uma nova história emocionante de um lance, um gol, uma recuada ou cavada...!

O Futmesa é uma poesia escrita a duas mãos, com dedicação e amor, que a fazem suar e vibrar o seu desportista. Cada um de nós trás toda uma história de jogos, de agonias e de momentos inesquecíveis: o gol...! A reticência de um jogo...!

 Para um botonista, um jogo nunca acaba. Um jogo permanece dentro dele, ensinando-o, remoendo-o e alimentando o seu amor pelo esporte...! Ouvimos: “por que eu não fiz aquilo!”; “bastava dar um tapinha pro lado!”; “por que eu chutei aquela bola!”; porquês infindáveis, mas, que fazem parte do jogo que nunca acaba dentro de nós...!

Somos mágicos. Realizamos jogadas estratégicas perfeitas. Somos humanos que, ao jogar este jogo, nos lançamos num túnel do tempo: tempo de criança...!

Entretanto, o jogo tem os seus deuses: “Como que aquela bola rolou..?”, pergunta um jogador, sem entender o efeito de uma jogada, que supunha sem riscos. O Futmesa tem os seus meandros e que são os seus encantos...!

Ser um esportista do Futebol de Mesa é ter dentro de si uma chama inquietante: estamos sempre procurando o jogo perfeito, a jogada perfeita ou o time perfeito. Essa sensação, argamassa que une a todos, é gerada pelo amor de todos pelo esporte.

Amar o Futmesa é brincar...! É ser humano...! É tentar não permitir que uma tradição se perca num mundo individualista e imediatista...

É ter, sentir, olhar e compartilhar junto com outro humano, que me é igual e apaixonado pelo Futebol de Botão, como todos nós...! 

3 comentários:

  1. Palavras encantadas de um sonhador das mesas de jogos Tiago!!!
    Koscky já...esta a preparar um Livro a respeito com mais coisas a respeito???
    Muito bonitas e exatas este pensamento visual de mesa e colocação de sentimentos 'Puros' por 'Nosotros' ,naquele momento derradeiro em nós sentidos a beira do gramado 'imaginário da mesa', como... uma extensão daquilo programado para o adversário daquele momento de uma partida.
    'PERFECTUS'!!!
    Parabéns.
    J.Waner - RJ.

    ResponderExcluir