quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pedrinho Polêmico do Sul
















por Pedro Hallal


Esquadrão gaúcho cada vez mais forte

Alguns dias atrás houve uma discussão por ZapZap sobre a evolução do futebol de mesa em alguns estados ou o retrocesso baiano. Eu sou um fiel convicto de que a Bahia não piorou em nada – os outros é que evoluíram. Essa evolução veio pouco na parte técnica, mas muito nas partes tática e emocional. No aspecto tático, o intercâmbio é uma das chaves do sucesso. Quanto mais jogadores competitivos um estado tiver, mais forte ele será. No aspecto emocional, botonistas de outros estados hoje acreditam que podem bater os baianos.

O Rio Grande do Sul é um dos estados que mais evoluiu nos últimos anos. Faço então uma análise individual de 15 botonistas gaúchos, para mostrar como nossa evolução não é apenas em qualidade, mas também em quantidade. E olhem que não inclui nenhum jogador do sênior, máster ou júnior, categorias nas quais temos campeões brasileiros em ação.

Degani – tricampeão estadual, vice campeão brasileiro, quarto colocado na Copa do Brasil. É o nosso principal botonista da atualidade. Entra em qualquer campeonato a partir de 2015 entre os favoritos.

Vinhas – campeão da Copa do Brasil, bicampeão estadual, vice campeão brasileiro, tricampeão Centro-Sul. É o nosso principal lisista se considerarmos os últimos 10 anos. Entra em qualquer campeonato entre os favoritos.

Maciel – vice campeão da Copa do Brasil. Se não tem um título de expressão nacional, tem um futebol de mesa de altíssima qualidade. Pode ganhar de qualquer botonista no país.

Mario – campeão Centro Sul, quarto colocado no campeonato brasileiro. Jogava num estilo mais técnico, migrou para um estilo mais agressivo. É top de linha no país.

Rodalles – campeão estadual, ficou entre os oito no brasileiro. Já ganhou de quase todos os grandes nomes do futebol de mesa nacional. Tinha uma das melhores campanhas do brasileiro de AJU até ser eliminado por Ivo.

Sílvio – vice campeão estadual, ficou entre os oito no brasileiro. Joga muito e pode ganhar de qualquer um. Seu estilo de jogo é diferente de todos os outros.

Róbson Bauer – se tivesse a chance de treinar como os outros, seria top 3 no estado com facilidade. Joga muito e está acostumado com os momentos decisivos. Ficou entre os 8 no brasileiro de 2013.

Felipe – atual campeão da Taça RS. Não vai a muitos campeonatos nacionais no liso. Se fosse, já teria beliscado resultados mais expressivos.

Carraro–ainda precisa ganhar título, mas joga no nível dos melhores. Já ganhou de muita gente boa nos campeonatos nacionais.

BP – chegou no mata-mata nos dois últimos brasileiros. Não joga bem as partidas decisivas. Já ganhou de vários top.

Augusto – ficou entre os 8 no brasileiro de Caiobá. Precisa só de confiança para chegar com mais consistências.

Mathias – já foi terceiro no brasileiro. Anda sumido, mas é um cachorro que pode morder.

Rodrigo – também tem participado pouco das competições nacionais, mas é presença frequente nos pódios gaúchos.

Pizza – já foi terceiro em Copa do Brasil. Joga muito, mas precisa voltar a jogar as competições nacionais.

Piruka – foi um dos primeiros gaúchos a se aventurar nos brasileiros de lisos. Já ganhou de muita gente boa e já foi quarto de um brasileiro.

Poderia listar mais alguns nomes, o que comprova que estamos bem servidos em termos de quantidade e de qualidade.

2 comentários:

  1. Correção Pedrinho: Piruka agora é CAPIXABA!!!! alto lá... kkkk

    ResponderExcluir
  2. Acho que seu raciocínio é pertinente, não há neste momento um estado que se sobressaia sobre os demais....em conversa de banheiro durante um intervalo neste último brasileiro ouvi do "Mestre" "Eterno" Diógenes que o nível médio dos botonistas subiu, e alguém dentro daquele banheiro lotado atribui a "culpa" às réguas....dizendo que antes dela ser disseminada entre os atletas, os níveis variavam muito entre os estados...
    Eu acho que estamos diante de um momento histórico e que poderá ser um marco quando olharmos para trás num futuro nem tão distante!
    Abs

    ResponderExcluir