quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os Potiguares














por Aldemar Neto


Saudações potiguares aos amigos do Brasil!

Hoje falaremos dos TOPs, das definições dos campeonatos oficiais nas associações em Natal e no interior, bem como o “Apresentando ao Brasil!”

TOP?

Muito tem se falado, comentado e discutido sobre o que é ser TOP ou, quem é TOP? Em minha opinião, quando se discute isso, estamos tentando enxugar gelo na linha do Equador. O que existe, de fato, são jogadores que se eternizaram (merecidamente) pelos títulos que têm, e outros pela técnica refinadíssima (um show nas mesas). Há, ainda, os monstros sagrados que conseguiram reunir essas duas situações, casos específicos dos baianos Diógenes e Hamilton. Também não se pode esquecer e ignorar alguns que nunca, ou ainda, não venceram alguma competição tão expressiva, mas que também jogam o fino da bola. O contrário dificilmente acontece. Alguém chegar numa competição nacional ou regional sem saber jogar o suficiente  é algo improvável nos dias de hoje.

Os títulos e a história pertencem a cada um que conquistou e/ou escreveu. Ninguém tira. Mas passaram. Apesar de ter muita importância na formação e consolidação do Jogador, não garantem vitória na mesa. Claro que impõem respeito, não há como negar! Mas, será que esse respeito não é muito mais “nocivo” do que “benéfico” ao favorito? Será que a concentração e a vontade de vencer (e fazer história) do adversário teoricamente inferior não serão redobradas? Não seria mais confortável jogar no anonimato, com um esquema e características desconhecidos? Tudo tem seu preço... São perguntas que cabem reflexão!!

O que eu quero dizer é que atualmente o nível é muito parelho. Tenho certeza que NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS foi assim! A Globalização também chegou às mesas do nosso esporte. A informação e o intercâmbio estreitaram e muito as diferenças técnicas, táticas e, por que não,  psicológicas entre os rivais pelo Brasil afora.

Ser TOP (como definem alguns)  parece algo subjetivo, mas envaidece! Só que se não se cuidar, adoece! E o cuidado passa, necessariamente, em não entrar naquela zona de conforto de achar que apenas o peso da camisa trará vitórias ou conquistas (fazendo uma analogia com o futebol, vide o Palmeiras).

Resumindo, o que muitos chamam de Botonista TOP, pra mim, nada mais é do que “simplesmente” o resumo do que ele conquistou no passado, recente ou não! Como falei antes, isso ninguém tira! E lembro que ser segundo, terceiro ou quarto não deixa de ser uma  conquista. Mas, volto a lembrar, não garante, por si só, três pontos na mesa.

O TOP, penso assim, está muito mais ligado ao presente, fase atual, pode ser passageiro. Como exemplo, diria que no último Campeonato Brasileiro, se fôssemos escolher o TOP8  deixaríamos de fora muitos, mas muitos campeões mesmo, em detrimento de outros que atualmente estão em melhor fase.   E acho que isso não desmerece esses campeões ou enaltece os que estão em melhor fase. São apenas fatos. O esporte é assim. Mesmo os grandes, em qualquer modalidade, podem variar.  Ninguém é, foi ou será invencível! Enfim, parece apenas uma questão de interpretação, de semântica. E que o debate continue...

FUTMESA NO RN

Encerrando as disputas internas nas associações potiguares, temos o seguinte:

MAGIC ACADEMIA
CAMPEÃO: Aldemar (Nacional)
VICE: Franklin (Portugal)
TERCEIRO: Eugênio (Caravela)

AMIGOS
CAMPEÃO: Pedro Vitor (ABC)
VICE: Eduardo Caldas (EC FM)
TERCEIRO: Zé Américo (Flamengo)
QUARTO: Carlinhos (Milan)

ANFM
Ainda não foi concluído o Campeonato Oficial da nossa mais antiga associação. Carlos Rebouças venceu o Primeiro Turno, Pedro Paulo, o P4, venceu o Segundo e disputarão um Triangular Final com o vencedor do Terceiro.

ACARI
É a nossa única Liga do interior do estado na ativa. É também a nossa galinha dos ovos de ouro, aonde a renovação caminha a passos largos. Por lá também ainda não acabou. O garoto Leo (atual Vice campeão Brasileiro Junior) venceu o Primeiro Turno, Railson (estava parado mas é jogador de primeira linha do RN) venceu o Segundo e o Terceiro. Agora joga pelo empate com o sobrinho Leo para ser campeão Acariense de Futebol de Mesa.

Apresentando ao Brasil...
















Wilton Magno

32 anos

Empresário, um dos proprietários da Magic Games Entertainment (empresa que motivou a criação da Magic Academia de Futebol de Mesa 20 anos atrás). Filiado à própria Magic Academia, joga com o time do Arsenal  (Inglaterra).

Foi Campeão do Nordeste e duas vezes terceiro no Brasileiro, sempre pelo infantil ou Junior. No RN venceu o tradicional Garoto do Placar (isso, da revista Placar mesmo) duas vezes e foi Campeão da ABAV, associação que antecedeu a Magic Academia.

Jogador de técnica admirável. Jogo cadenciado e de muita paciência. Domina com muita qualidade a cavada, o passe e o chute a gol. Passou alguns anos ausente das mesas, mas parece estar voltando à velha forma. Joga muito!

2 comentários:

  1. Excelente interpretação TOP Mago Aldemar!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Aldemar, parabéns pelo texto esclarecedor...penso da mesma forma! Abs

    ResponderExcluir