terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PE na mesa



















por Normando Campos



Ano chegando ao final e hora de refletir o que de positivo aconteceu e logicamente aprender com os erros cometidos.

Não temos dúvidas que muitas coisas positivas aconteceram aqui em Pernambuco e outras tantas precisam melhorar ou mudar, como amplamente positivo, vemos o fato de hoje termos 4 clubes jogando na Regra Brasileira (um toque). A aglomeração de todos que jogavam a regra de um toque em torno de um único clube como iniciou-se o ano, não permite o crescimento da regra, infelizmente alguns pensam diferente, mas estamos em um caminho sem volta. 

O Aliancense, além de ser tri no individual, trouxe de volta o veterano Pedro, que atrelado a ele trouxe Pedrinho, seu filho, muito jovem ainda, mas que certamente, em um futuro próximo estará participando dos campeonatos.

O Sport Clube do Recife plantou a semente e hoje já colhe alguns frutos destes novos tempos, da união com o pessoal da Regra Paulista (12 toques), surgiu um Clube de Futebol de Mesa unido e coeso, com 4 novos membros jogando um toque e o regresso de um rubro negro as mesas, o grande Sérgio Pereira,  no clube, todos torcem por todos e tem colhido bons frutos; pela primeira vez um Clube Pernambucano participou do Campeonato Brasileiro da um toque, onde alcançamos nosso primeiro objetivo, passar da 1ª fase, aos poucos vamos progredir. O Sport colocou 2 atletas entre os 8 finalistas do estadual da regra de um toque e 6 entre os 8 do estadual na regra de 12 toques, onde Leo sagrou-se Campeão Pernambucano na principal categoria.

Equipe do Sport


O Santa Cruz Futebol Clube, outro membro da FPFM seguiu o mesmo caminho e também atrelado ao pessoal da 12 toques, obteve conquistas muito importantes entre elas, além da união entre os membros das duas regras, conseguiu reformar a sala que ficou belíssima, uma das melhores do Brasil, não tenho a menor dúvida e já  reforça sua equipe para 2015, com as chegadas de Ivan Rodolfo e Juninho, para reforçar o clube.

O final do contrato com o Clube dos Rodoviários, findou sendo benéfico para o pessoal do Geraldão, afinal conseguiram um espaço bem mais amplo no Clube das Águias (Clube da Aeronáutica), e que possibilita o crescimento da regra, uma vez que o mesmo fica ao lado de uma escola pública, precisamos divulgar o novo espaço.

Tivemos também a disputa do I Campeonato de Equipes da Regra de Um Toque, onde por razões diversas um de nossos filiados não participou ( Geraldão), mas nem por isto deixamos de ter emoção até o último momento, pois o Santa Cruz surpreendentemente venceu a forte Equipe de Aliança, franca favorita ao título e que contava com a participação em sua equipe dos Campeões Pernambucanos Individuais dos últimos 3 anos (Antônio Ribeiro 2012 e Anselmo 2013 e 2014), mesmo assim o Santa venceu 2 x 1, na rodada seguinte o Aliancense veio com tudo e em partidas muito disputadas, venceu o Sport, por 1 X 0, mas o Sport não queria ficar de fora da festa e bateu o Santa por 3 x 0, com a ausência do Geraldão, houve um acordo de cavalheiros antes do início do torneio, de modo que não fosse considerado o saldo e em caso de empate, a disputa seguiria para os pênaltis, e assim aconteceu, em disputas muito acirradas, todas chegando a disputa com os "rasteiro" ou "beques", na primeira mesa deu Santa Cruz, com o Tricolor (rubro-negro) Marcelo Pitanga vencendo a primeira disputa, em seguida Pedro Vitor (Sport) venceu Hélio (Santa Cruz), que poderia ter dado o título ao Santa Cruz caso vencesse, mas a disputa do título ficou mesmo para a última mesa, ao final, Carlson pelo Sport e Ribeiro pelo Aliancense, Carlson vence na 8ª cobrança e conseguiu o primeiro título de Clubes para o Sport, foi muito emocionante e o campeonato de Clubes certamente veio para ficar, como mais uma conquista do Futebol de Mesa de Pernambuco.

Equipes reunidas


Esperamos um 2015 repleto de eventos e de conquistas para o Futebol de Mesa Pernambucano, aproveitamos para convidar a todos Nordestinos, para nos visitarem no mês de Março, quando teremos nas dependências do Recife Praia Hotel a disputa do Nordestão 2015 (20 a 22/ março).


Boas Festas e Feliz Ano Novo para todos!

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:



Um comentário:

  1. Obrigado amigo Normando. O Futebol de Mesa sempre foi um dos esportes prediletos, desde os 07 anos de idade que jogo, no início aqui em Aliança em 1993, passei alguns conhecimentos da regra oficial e como também a prática deste, a alguns interessados em aprender, hoje estou passando a meu filho Pedro Vitor. O próximo ano/2015 Pernambuco estará bastante fortalecido com novos adeptos e veteranos através dos intercâmbios dos clubes que formam a FPFM, que buscará juntos com os demais a concretização do melhor a cada dia, para esse tão querido ESPORTE. " Parabéns à todos "

    ResponderExcluir