quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os Potiguares













por Aldemar Neto


OS POTIGUARES

            Saudações potiguares aos amigos do Brasil!!

Hoje falaremos das definições do Campeonato potiguar, o “Apresentando ao Brasil” e, claro, o Campeonato Brasileiro em Aracaju.


·        FUTEBOL DE MESA NO RN

O Campeonato Potiguar 2014 foi decidido na última terça-feira (2) com um triangular espetacular. Aldemar, Franklin e Tiago jogaram entre si e Aldemar sagrou-se Campeão Potiguar neste ano.

TIAGO 3X0 FRANKLIN
FRANKLIN 0X1 ALDEMAR
ALDEMAR 0X0 TIAGO

Por ter vencido um turno a mais que os rivais, Aldemar foi beneficiado pelo empate. Outro detalhe curioso foi a minha vitória sobre Franklin, uma vez que desde 2011 (isso mesmo, 2011) não havia vencedor nos nossos jogos.

·        Apresentando ao Brasil...

IVO NETO, 49 anos

            Formado em Direito e História pela UFRN, é Procurador do Estado do RN. Filiado à Magic Academia, joga com o time do Benfica de Portugal. Foi Vice-campeão potiguar em duas oportunidades e Terceiro Lugar no primeiro Nordestão na modalidade Lisos. Aliás, sempre jogou de Lisos, mesmo contra cavados.
            Jogador de muita técnica e dos mais inteligentes, tem uma defesa difícil de ser vencida. Um dos poucos potiguares que não aderiram à régua, joga de palheta. Mesmo assim, muito competitivo.

Ivo Neto

·        CAMPEONATO BRASILEIRO 2014

Passada a mais importante competição do nosso esporte, façamos um ligeiro balanço:

Organização, localização, estrutura e ambiente perfeitos. Parabéns aos sergipanos pela verdadeira obra de arte que vocês nos proporcionaram.

Nas mesas, os potiguares fizeram a metade a que me referi na coluna passada. Ficamos muito satisfeitos com os títulos no Junior (Erik) e, principalmente, no Especial com o Bi-campeonato do nosso amigo Franklin.

Foi uma festa inesquecível. A torcida dos amigos, potiguares ou não, as comemorações após o jogo final, toda emoção vivida, enfim... tudo de bom!

Destacaria a força da galera dos Pampas, que cada vez mais chegam em quantidade e, principalmente, qualidade. O quarteto que chegou entre os oito melhores dispensa comentários. O excelente nível dos cariocas e a afirmação de Ansellmo(PE) no cenário nacional também merecem destaque. Rodrigo (ES) e Batatinha (BA)se impuseram no Senior e Master, respectivamente. Nenhuma surpresa pra mim. Aliás, tinha cravado o baiano como provável campeão. Cravei, também, os dois primeiros no torneio de clubes. ACRA (BA) e Amigos (SE) fizeram muito bem o que se esperava delas. Boa campanha da nossa ANFM (Associação Norte-Riograndense de Futebol de Mesa), única a passar da primeira fase. Ainda precisamos aprender a jogar em equipe.

Confirmou-se o nivelamento técnico entre os botonistas dos mais diversos lugares, fato tão comentado antes da competição. A Bahia tem nos ensinado muito. E mais, tem ensinado a todos os estados. Estes, por sua vez, têm aprendido como se jogar em alto nível. Só quem ganha é o Futmesa.

Só que o mais importante de tudo foi o reencontro. A lembrança de Cristovam (BA) emocionou muito. Foi o primeiro Brasileiro que eu fui, desde 1991, que ele não estava. Sensação estranhíssima! Enfim, celebramos, da melhor maneira possível, a Festa do Futebol de Mesa!

Pra terminar, reescrevo o que colocara aos nossos botonistas após as nossas conquistas:
“AJU na memória...

Meu amigo, Franklin! Conhecemos neste campeonato mais uma virtude na sua vasta relação delas: a superação! De derrotado e abatido no dia anterior, você mostrou e exemplificou com a realidade o que é dar a volta por cima. Confesso que ficamos preocupados, eu e mais alguns, sobre o que poderia acontecer depois da nossa participação no torneio de clubes... Mas você continua nos ensinando... Foi um gigante, foi sábio, foi correto e, por fim, foi campeão! Legítimo, sob o aplauso e reconhecimento de todos, inclusive adversários. Esse é o exemplo que devemos seguir, sempre! Parabéns,meu amigo! Você muito nos orgulha!


Aos garotos, Erik e Leo (graaaaande Almir)...
Vocês não têm ideia do que representam pra nós. São a esperança de um amanhã vitorioso pro nosso esporte. Aprendam com o passado do Futmesa Potiguar, espelhem-se no presente glorioso e façam o que de melhor puderem pelas nossas cores e nossa bandeira, tão sofridas em outras áreas, na pobreza, nas faltas de saúde, educação e segurança adequados, mas com um Futmesa de primeiro mundo.

Ao querido Tiago...
Sua hora está próxima. Não tenho dúvida! O título de campeão brasileiro não vê a hora de você chegar!

Salve o RN, salve Natal... a capital brasileira do Futebol de Mesa!!”



2 comentários:

  1. Aldemar,
    Linda a sua coluna. Parabéns pelo campeonato potiguar, ao Franklin pela brasileiro, mas principalmente pelos garotos, os quais serão o nosso futuro. Eu sempre defendi essa participação e em 1970, na Bahia levei três meninos de 14/15 anos que hoje são pais/avós de outros botonistas. Incentivem as crianças pois o futebol de mesa necessita delas para renovar sempre. Um abraço aos amigos potiguares.

    ResponderExcluir
  2. Acho que faltam uns 329 anos para o título de Tiago. MAS NÃO DESISTA!

    ResponderExcluir