quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Os Potiguares













por Aldemar Neto


Saudações potiguares aos amigos do Brasil...

E começou o ano no Futebol de Mesa do Rio Grande do Norte. Final de semana de festa com a realização da Copa Everest (patrocinada pela empresa de mesmo nome do amigo Diógenes) na cidade de Acari, distante cerca de 220Km de Natal. Para que todos lembrem, é nesta cidade que se desenvolve o projeto “Futebol de Mesa na escola” coordenado pelo querido Almir Campos, um apaixonado pelo nosso esporte.

O melhor de tudo é saber que cada vez que vamos àquela cidade nos deparamos com um número ainda maior de participantes no projeto que nas vezes anteriores.  É necessário que se diga, também, que a melhora técnica é gritante e acontece a olhos vistos. Outra coisa que chama a atenção é a maneira cordial com que praticam o esporte, sem a menor iniciativa de questionar esse ou aquele lance.  Certamente, isso é reflexo da orientação e do excelente trabalho oriundo do projeto, e é tão ou mais importante que a evolução técnica citada por mim anteriormente.

 Com todas as pessoas que temos conversado, ouvimos sempre os mesmos relatos de gratidão e apoio ao trabalho social que isso representa ao pequeno município. A prática do futmesa tem ajudado a afastar esses jovens e crianças de riscos inerentes à idade, seja o envolvimento com drogas, álcool, brigas, etc. Os bons frutos têm sido colhidos e já despertaram o interesse não só de outras escolas na própria cidade, como também de outros municípios do estado, devido à repercussão entre os pais, políticos e desportistas. Agora é torcer pra que a ideia se dissemine pelo estado e, por que não, pelo Brasil afora.

Falando do torneio em si, temos mais novidades. O regulamento era experimental. Torneio de final de semana, com pontos corridos e sem final? Isso, pelo menos sem aquela final tradicional que conhecemos.

Eram 16 participantes em quatro grupos de quatro (dos quais tivemos quatro garotos de Acari jogando no especial).

 Na segunda fase todos os 16 eram novamente divididos em novos grupos de 4, dessa vez dirigidos de acordo com a classificação na fase anterior.

Passadas as duas fases, os pontos foram somados. Na fase seguinte (terceira) tivemos os confrontos 1x9 (jogo A); 2x10 (jogo B); 3x11 (jogo C)....8x16 (jogo H)! Pontos somados!

 Na quarta fase jogavam os vencedores de um jogo e perdedores de outro (ambos da fase anterior, e em caso de empate era considerado o vencedor quem tivesse melhor campanha), também de forma dirigida, por exemplo, vencedor do jogo A e perdedor do jogo D.

 A última rodada previa os jogos decisivos e de confronto direto. Depois de somados todos os pontos, jogavam o 1ºx2º; 3ºx4º; 5ºx6º....15ºx16º. No final quem tivesse mais pontos seria o campeão. Detalhe importante deste regulamento, todos os participantes jogam até a última rodada.


O resultado foi:

CATEGORIA ESPECIAL

Campeão – Aldemar Neto
Vice – Carlson Cosme
3º - Guilherme Soares
4º - Rafael dos Anjos

CATEGORIA INFANTIL

Campeão – Bruno José

FUTSAL DE MESA

Campeão - Jojó

Apresentando ao Brasil...!!

Desta vez, não apresentarei apenas um técnico ao Brasil, mas sim, os quatro garotos que jogaram o especial (Ronaldo, Léo, Renato e Pedro) e o campeão infantil (Bruno).

Ronaldo Dantas, 16 anos. Joga com o time do Milan (ITA). Estudante;

Leonardo Dantas, 17 anos. Time do São Paulo. Estudante. Vice campeão brasileiro em Aracaju!

Renato Emerson, 18 anos.  Time da FIFA. Aguarda ingresso no Exército Brasileiro;

Pedro Victor, 17 anos.  Time das Estrelas. Estudante;

Bruno José, 16 anos. Time do Bayern de Munique. Estudante

Ronaldo

Léo

Renato

Pedro

Bruno


Maria Eduarda e Aldemar

Parte da garotada de Acari-RN


_________________________________________________________________________________

Amanhã teremos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário