terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PE na mesa



















por Normando Campos


Início de ano, as esperanças renovadas, começamos tudo novamente, na maioria dos estados, não teremos grandes movimentos no mês de Janeiro em nosso esporte, muitos estão de férias, no nordeste alguns estão aproveitando para “veranear” com suas famílias em praias distantes, sossegadas, renovando as baterias para o ano que se inicia.
Pernambuco não é diferente, de novidade apenas a inauguração programada para este mês (provavelmente dia 11/01) do Clube das Águias, antigo “Geraldão”, sede nova, ampla e que conta com a participação de alguns “veteranos” como C. Alberto (O Sete), Euclides Albuquerque e Jorge Nogueira entre outros.
Por esta razão resolvemos fazer um convite, a todos os amigos do Futebol de Mesa do Brasil e em especial aos que vem para o XXXVII Nordestão (20 a 22 de março de 2015), por vezes nós não valorizamos as coisas do turismo local, afinal encontra-se a nossa mão.
Depois de mais de 6 anos voltei a visitar dois lugares que obviamente conhecia,  mas que mudaram  e ficaram muito melhor do que eram, o primeiro deles, a histórica cidade de Olinda, primeira capital de Pernambuco, onde do observatório instalado no alto da caixa d’água, no “Alto da Sé”, pode-se ter uma vista maravilhosa de toda cidade, suas igrejas, o farol e a vista mais bonita da vizinha Recife, além de visitar as lojas de artesanato local e as lidas Igrejas datadas do início de nossa colonização, entre 1540 e 1580, com um detalhe, todas tem sua frente voltada para o Igreja da Sé.

Igreja da Sé - Olinda-PE

O segundo trata-se do Instituto Ricardo Brennand, construído no bucólico bairro da Várzea, formado por um complexo de construções que lembram os castelos medievais, o mesmo conta com um acervo de pinturas, esculturas, armas de fogo antigas, canhões, espadas, armaduras, joias como poucos museus no mundo, destaque para uma das 5 réplicas do Davi de Michelângelo, a estátua mede 5 metros de altura, é a única da américa latina e guarda todas as características da original, destaca-se também o escultura em bronze  do “Pensador” do francês Auguste Rodin, guardada em sala restrita devido ao seu valor inestimável, outro destaque são as espadas de ouro encrustadas com pedras preciosas do Rei Faruk I (último monarca do Egito).

Davi de Michelângelo

O Pensador de Rodin

As visitas ao Instituto, ocorrem de 3ª a domingo, sempre entre as 13 e 17 horas, passeio imperdível.
Sejam muito bem vindos, aguardamos vocês, divirtam-se!

_____________________________________________________________________

Amanhã teremos:



Um comentário:

  1. Normando, realmente abordaste dois locais fabulosos de sua terra e que nenhum turista deve deixar de visitar, Há quatro anos estive hospedado em Olinda e andei por aquelas ruas antigas. Estive com meu amigo Padre Aloísio Guerra na Igreja da Sé e visitamos as demais. A vista é maravilhosa realmente. E um dia fomos visitar o museu Instituto Ricardo Brennand. Trouxemos muitas fotos de ambos os locais. Vale a pena visitar. Parabéns pela coluna e pelas belezas de sua terra.

    ResponderExcluir