quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SC na mesa







por Paulo Degani


O PRODUTO FUTMESA

Pessoal, como estamos bem dizer no período de férias do FUTMESA, nada melhor do que aproveitar esse período, e começarmos a refletir sobre o nosso FUTEBOL DE MESA, não fazer uma análise da regra, dos times, das mesas, mas sim sobre o futuro, criarmos o PRODUTO FUTEBOL DE MESA.

Fiquei afastado das mesas, aproximadamente 20 anos, e nesse tempo o que mudou? Evoluíram as mesas, os botões, as regras, mas as dificuldades continuam, só que ainda maiores. Dificuldade de se conseguir novos praticantes, dificuldade de viabilizar um campeonato, dificuldade de se planejar o FUTMESA daqui a 10 anos.

Me aproveitando da minha experiência profissional, vejo que chegou a hora de pararmos para pensar e juntos desenharmos o PRODUTO FUTMESA, de uma maneira que se consiga diminuir as dificuldades citadas acima, e tornar o produto atrativo tanto para novos praticantes, mas principalmente para novos patrocinadores.

Já escutei em diversos bate-papos, que se deve mudar a regra, que a separação de modalidade não foi bom, não tem como competir com o vídeo-game, é muito caro participar dos campeonatos. Está na hora de se detectar os problemas e elaborarmos um plano de ação para visualizar o FUTMESA para daqui a 5, 10 anos.

Existem pessoas inteligentes no nosso meio, e tenho certeza, que unindo todas essas pessoas, juntamente com CBFM, as federações e principalmente as associações se consegue construir um produto mais sólido e vendável.

Temos que aproveitar os excelentes brasileiros (Livramento e Aracajú) realizados em 2014, e tentar padronizar os demais, expor para todas as associações o que foi feito, e principalmente como foi feito, pois somente dessa maneira a evolução será homogênea.

Sabemos que necessitamos de mudanças, não em pessoas, não em regras, mas sim no PRODUTO. O pessoal de Aracajú (mais recente) pode falar, como é difícil viabilizar um evento, como é difícil responder para o empresário a famosa pergunta, “Qual será o meu retorno”.

O objetivo dessa coluna foi tentar colocar uma sementinha na cabeça de cada um, fazer cada um perder 1 minuto, e responder:

COMO QUEREMOS VER O FUTMESA DAQUI A 10 ANOS.


Abraços.

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:

Um comentário:

  1. Perfeitamente....temos de seguir os modelos postos de outras modalidades esportivas....porque não, o futebol, de onde derivamos? Identidade visual nos salões, banners e etc...seguindo um padrão....vejam a Fifa e as Copas do mundo...ok ok estamos em outro patamar, mas se começarmos a seguir os exemplos prontos nosso caminho será facilitado!

    ResponderExcluir