quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bávaro Cavador

















por Ricardo Gothe


AS VÁRIAS CAMADAS E O UNIVERSO PARALELO



O Futebol de Mesa tem pelo menos quatro diferentes camadas de jogadores.

Na primeira delas, a mais alta e inalcançável, estão os chamados TOP, comentava isso com o Cristian Baptista em almoço no Clube IPÊ em São Paulo no final de semana que passou.

Usando como referência os técnicos gaúchos, que conheço melhor, falo de gente do naipe dele mesmo, Cristian, e ainda Alex Degani (brincando de aposentado atualmente), Marcelo Vinhas, Robson Bauer, Silvio Silveira, Rodalles, Victor Mecking, Careca e alguns outros poucos (e aqui não estão listados em qualquer ordem de importância entre eles). São os caras que chegam a uma competição sempre na condição de vencer, e vão acabar vencendo na maioria das vezes.

Na outra ponta deste espectro está a camada dos PARTICIPANTES, pessoal que ama o esporte, vai jogar e sabe que a primeira fase dos torneios é o seu destino, o que em nada os diminui, é pessoal que deve ser admirado e incentivado, a base de tudo.

Logo acima da camada dos PARTICIPANTES está a dos botonistas MÉDIOS, aqui está a grande massa dos praticantes do Futebol de Mesa, aqui também me encontro. São os que contam com um bom jogo, acima dos participantes e muito distante dos TOP, mas que num dia de empolgada inspiração poderão surpreender, e que no seus clubes são de fato competitivos.

Mas a camada mais atraente é a dos eternos ASPIRANTES A TOP, estão acima dos MÉDIOS, muito a frente dos PARTICIPANTES, e até mesmo fazem incursões interessantes ao mundo TOP. São na verdade a camada mais complexa do sistema, porque se dividem em dois sub grupos, os CASCUDOS, e os do UNIVERSO PARALELO.

Os CASCUDOS são aqueles que também conquistam os chamados campeonatos ESPECIAIS (vamos combinar que apesar das outras categorias serem muito valiosas, de que as feras de verdade, mesmo as com mais idade, se inscrevem sempre na categoria ESPECIAL), são aqueles sem a mesma estrela do TOP e talvez sem tempo hábil para tornarem-se TOP na história, mas mesmo assim são muito competitivos e igualmente vencedores.

Bem, os do UNIVERSO PARALELO são os exóticos, aqueles que mesmo orbitando por esta ou aquela vitória se imaginam TOP tanto quanto um TOP, mesmo que tenham tido que mudar de planeta quando não galáxia para sonharem com esta “condição”. São os auto TOP.

Ok, verdade, todas as camadas são necessárias para a existência, duelos e diversão no Futebol de Mesa.

Então, afinal, qual é a sua camada?


GIRO DE NOTICIAS



Robson Bauer da Academia de Pelotas chegou ao TRI Gaúcho Individual na categoria Especial dos cavados neste final de semana em São Lourenço do Sul. No Sênior o Campeão foi Marcelo Curi do COP e também do COP, Edison Rodrigues conquistou o BI Campeonato do Master. No Junior, Gabriel da Academia de Livramento (terra do Fronteirão) ficou com o título.



Em São Paulo no Clube IPÊ, este colunista ficou com o título do Aberto paulista, a Copa IPÊ na regra brasileira dos cavados. Foi seguido de Cícero, Careca e Sandro. Bela iniciativa de Chambinho, Cícero, Cristian Baptista, Kazapi, Renan e demais.



Florianópolis deve receber em data ainda a ser definida um Torneio Teste com alterações na regra brasileira a serem, se aprovadas, sugeridas na Assembleia do Brasileiro de cavados (Livre), que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro na Portuguesa, no Rio de Janeiro.

_________________________________________________________________________

Amanhã teremos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário