quarta-feira, 22 de julho de 2015

SC na mesa







por Paulo Degani


FUTMESA, ESPORTE ou HOBBY???

A maioria dos praticantes, quando questionado sobre o futmesa, enche o peito e afirma que joga pelo simples prazer, joga pelos amigos. Será que o futmesa é só uma desculpa para encontrar os amigos e comer aquele churrasco, será que o futmesa é só hobby???

Acho que essa época ficou lá atrás, continua existindo as amizades, os encontros, continua o churrasco, mas também tudo em volta do futmesa cresceu, e cresceu também a vontade de ganhar, cresceu a vontade de jogar grandes campeonatos, cresceu a vontade de jogar em boas mesas, cresceu as exigências.

FUTMESA, continua sendo só um hobby ou quer ser um ESPORTE???

Para realmente ser um esporte temos que mudar a maneira de pensar, e todos decidirmos que o FUTMESA SERÁ UM ESPORTE.

Claro que para a maioria continuará sendo um hobby, como hoje o futebol para muitos é um hobby, quem não gosta de jogar aquela pelada e depois aquele chopp com os amigos. Continuaremos tendo o nosso hobby, mas também para muitos será um esporte, com campeonatos municipais, estaduais e nacionais bem organizados, com ótimas estruturas, com grandes patrocinadores, SERÁ QUE ESTOU SONHANDO DEMAIS??? Realmente sou uma pessoa que sonha longe, e como é bom ver um sonho virar realidade.

VOCÊ SONHA???

__________________________


Para o DR, o FUTMESA já era um ESPORTE

Esse ano tivemos um grande baixa no futmesa nacional, quando a notícia se espalhou nas redes sociais, quando os times começaram a aparecer a venda, todo mundo começou a se questionar, o que houve, porque o DR parou. Também estranhei o que estava acontecendo. Pois quando parei de jogar nos anos 80, Alex Degani, era somente meu primo, quando voltei a jogar em 2013, me surpreendi, pois o cara além de continuar sendo meu primo virou uma grande referência no futmesa nacional, ganhando tudo que podia no Cavado e assumindo o grande desafio no liso nacional. E porque parou???

Com vocês Alex:

1 - Quando essa idéia de parar surgiu?
A idéia surgiu juntamente com o naufrágio do liso em Rio Grande. Por aqui ele nunca foi forte, porém vê-lo caminhar para trás foi decisivo. A falta de ter com quem treinar também me desmotivou. E, sem treino, não há evolução. Se eu não puder evoluir, prefiro não competir. Pra mim o futmesa sempre foi esporte e não hobby. Quem sabe por muitos não pensarem como eu é que o FM não evolui...

2 - Foi difícil tomar essa decisão?
Tomar esta decisão foi difícil, e paradoxalmente fácil. Difícil por ser - ou ter sido - um amante do futmesa; fácil por não estar disposto a nadar contra a correnteza.

3 - Qual sua maior alegria no Futmesa?
Certamente meu primeiro título estadual. Uma vitória épica contra Marcelo Vinhas, por 3 x 2, de virada. Ele que é o maior nome do RS na modalidade...

4 - E a maior decepção?
O Brasileiro de 2014, o qual vi escorrendo entre meus dedos. Não ganhei o segundo lugar. Papo furado! Mas sim, perdi o título. Uma ferida que não cicatriza.

5 - O que vc mais sentiu falta nesse período longe das mesas?
Do convívio com os amigos. Eu disse amigos. Os de fé. Aqueles que não se resumem a uma mesa de botão. Aqueles que estão com você na boa e na ruim.

6 - Você acha que já cumpriu o seu papel no FUTMESA?
Acho que sim. Penso que o nosso papel no futmesa é escrito desde a infância, quando olhamos para nossos botões com um brilho mágico no olhar, em um "estrelão", até quando atingimos a maioridade e seguimos praticando o futmesa com prazer, o tendo como um elo com nosso passado. Acabando o prazer, acaba o nosso papel. Simples assim.

7 - E Maceió, terá o Dr?
Certamente, não. Não penso em voltar a jogar. Na verdade, não depende de mim. Nada deve ser forçado. Se um dia readquirir o prazer em jogar, eu volto. Caso contrário, não. O importante é ter descoberto que o futmesa não é fundamental para minha felicidade.

Lustosa e Alex



"Mas,  és que surge Alex Degani, botonista consagrado da categoria cavado e que vem como uma nova força do Futmesa liso gaúcho. As expectativas foram concretizadas, pois, com um futmesa técnico, agressivo e vibrante, Dr. Jugüer se consolidava como um novo expoente do Futmesa Nacional,e é isso se materializou em Aracaju, onde, chegou a grande final.
Seu afastamento prematuro, nos causou surpresa e deixou o Futmesa mais pobre. Sua vibração, concentração e dinâmica de jogo, arregimentava admiradores e seguidores.
Torcemos para que Alex Degani, volte muito em breve ao nosso convívio. O Futmesa Nacional clama e agradece."
Fábio Lustosa

"Para meu filho mal criado!
Em nossas vidas sempre surgirão impecilhos, seja para tarefas cotidianas, em nosso lar, com a família, e até mesmo em nossa vida profissional. Essas dificuldades sempre existirão. E Deus nos dará força e coragem para que possamos enfrentá-las, e assim não desistir do que gostamos de fazer e de está com pessoas que nos dão alegria!
Filhinho, não desista do futmesa!!! Papai te ensina a jogar. Kkk!
Estamos juntos nessa, enfrente as dificuldades que surgiram em seu caminho. A turma do futmesa precisa de você!!"
Danilo Acra!

"Meu amigo Alex, para de fazer beicinho e vem jogar com Chambinho!!!
Forte abraço e volta pro teu habitat natural... O futebol de mesa!!!"
Maurício Chambinho

_________________________________________________________________________
Amanhã teremos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário