quarta-feira, 29 de julho de 2015

Moqueca Capixaba







por Rodolfo Feliz


A logo da CE ainda é do irmão, mas quem é o novo Colunista é Rodolfo Feliz


Alô amigos do futmesa br, 

Vivenciamos hoje aqui no ES uma inter temporada. Estamos jogando a Copa ABC, torneio este que visa manter todos em atividade enquanto aguardamos pelo início dos pontos corridos do segundo semestre. Considerando que este evento não registra pontos para o ranking alguns incautos e sabichões da ABC, o definem como um “não vale nada”. São estes mesmos gaiatos que ao final do ano fazem corinho na entrega das taças de nosso clube e, para variar saem sempre de mãos vazias, coincidência??? 

Já para a maioria, vale muito. Seja pelos resultados das mesas, seja pelo fato de estarem testando “novos” equipamentos, inclusos aí palhetas/réguas e, porque não, times. Estes com formatos e até mesmo camisas diferentes daqueles que costumavam desfilar nas mesas da ABC.
E é exatamente sobre este assunto que pretendo tratar aqui, mudar de equipamento em meio a temporada, vale a pena? Tais mudanças visam melhorar a performance ou somente reaquecer a chama da paixão pelo jogo? 

Levando-se em consideração a melhor performance ou o prazer de ver um novo plantel nas mesas, acho que é sempre positivo a mudança, seja ela no momento que for, porém ressalto que o jogador deve sempre ter o feeling ou, no bom português, a sensibilidade para saber se está ou não melhorando seu desempenho com a nova esquadra. Nem sempre são os resultados das partidas que dizem isso e, nos dão a certeza de termos tomado a decisão certa, mas sim a segurança do jogo e a execução das jogadas, sejam elas defensivas ou ofensivas que nos dão os sinais de que, sim, mudei para melhor. 

Eu mesmo já passei por estes questionamentos, jogando com um determinado time durante mais de ano, resolvi mudar altura e diâmetro para ver se minha performance acompanhava este raciocínio e logrei êxito. Rapidamente me adaptei a este time e mesmo adquirindo novas equipes posteriormente, me mantenho fiel ao time que teoricamente seria apenas um teste, virou titular e indiscutível. 

Defendo a teoria de que quanto mais tempo usando o mesmo equipamento, mais intimidade e melhor a performance com o mesmo e, que mudanças devem ser feitas ao fim da temporada, quando há mais tempo para os tais testes, talvez um contra censo quando lemos o parágrafo acima. 

Já observei muitos atletas Brasil afora que mudaram de times e voltaram atrás depois de uma temporada de “insucessos”, rapidamente me lembro de dois que me marcaram com esta experiência. O amigo Ivo (Lapinha-BA) com seu indefectível Guarani, doado há muitos anos por Seu Ronald e, também, nosso amigo e atual campeão da CB, Aldemar (Magic-RN), que sempre jogou com seu time de “carinhas” todo banguela e, por algumas vezes tentou mudar, mas sempre voltava atrás, justamente por não conseguir melhor performance. Parece que desta vez Aldemar espantou de vez este trauma com um time novo e, campeão logo de cara! 

Quantas vezes nos deparamos com aquela régua que não servia para o time “X” e estava abandonada junto aos demais equipamentos na “caixa” e, agora, com nova esquadra ela casa perfeitamente a tal ponto de nos fazer pensar nos motivos dela ter sido descartada no passado. Coisas do futmesa. 
O que pensam os amigos sobre mudanças de time e/ou equipamentos durante a temporada? Convido os amigos a deixarem aqui suas opiniões, contra ou a favor. Este espaço é nosso e a interação é fundamental.

Notas: 

Neste próximo sábado, será realizada a quinta etapa da Copa Es, na sede da ABC, até o presente momento contaremos com 16 atletas, ainda à espera de algumas confirmações. A disputa está acirrada e, talvez, esta seja a etapa divisora de águas para saber quem vai brigar definitivamente pelo título. 

Campeonato da ABC (Inverno 2015) - Encerrada as inscrições, vai ser dado início do torneio de pontos corridos do segundo semestre. Alguns nomes saem na frente como favoritos ao título, Fernando Miranda, Rodrigo Aboudib e Aloysio Mattos caso nada de diferente aconteça saem na frente desta corrida, de tiro curto e preciso;

Baixas: 

Neste semestre perderemos um atleta de peso para nosso clube. Por incompatibilidade de agenda, nosso amigo Glaucio não irá jogar conosco, seria este o fim de uma curta e esperançosa carreira? Glaucio no pouco tempo que pratica o esporte conseguiu ser bicampeão do nosso campeonato interno de pontos corridos, com uma defesa segura e um ataque matador conseguiu em pouco tempo títulos que muitos aqui na ABC nunca conseguiram. Lamentamos todos, mas esperamos que este seja um até breve e não um adeus;

Quase baixa:

 Pelos mesmos motivos, este colunista quase acompanha Glaucio e interrompe a temporada, a crise econômica é séria e atinge a todos nós, inclusive no nosso esporte, passagens e hospedagens caras além de compromissos profissionais que exigem de nós cada vez mais dedicação ao trabalho e cada vez menos ao esporte...foi um quase, espero que passageiro;

Vêm aí:

 Dizem por aí que um time novo promete levantar a bola de nosso amigo Spider. Botafoguense de coração, ele sempre foi reticente em jogar com as cores que tanto ama...mas, enfim, chegou a hora. Eró está mandando um time que promete mexer no ânimo de nosso artista e, porque não, levar Anderson a um patamar que ele sempre mereceu, com campanhas mais regulares do que ele vem tendo com seu humilde Vitória-BA, esperamos que sim;



Coisa feia: 

Muito triste os acontecimentos da última segunda feira na ABC, um renomado botonista e pediatra (sim ele treina mais do que trabalha), por “descuido”, deixou cair no chão um caixa de botões de outro, sim, a caixa inteira. E pior, dizem as más línguas que esta seria a primeira caixa deste experiente atleta, a ponto de chorar quando viu tudo espalhado pelo chão...após um baita esporro, registramos o momento que deixou todos nós atônitos 


_________________________________________________________________________________
Amanhã teremos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário